quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Natal da Cristandade é comemorado com festas de âmbito religioso e presépios evidenciando o menino Jesus !

        Nas Igrejas católicas de Presidente Prudente, os Presépios chamam a atenção de todos.
Santuário de Nossa Sra.Aparecida.
O Presépio montado nas Igrejas cristãs do Brasil e do mundo - desde 
o primeiro Domingo do Advento até  06 de Janeiro - foi o que mais
chamou a atenção dos fieis-devotos. Aqui, junto à Árvore de Natal,  
o Presépio da Catedral de São Sebastião em Presidente Prudente.
(Ao lado, Presépio da Igreja de Nossa Sra.do Carmo/V.Maristela)
 A Igreja-Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes recebeu milhares de visitantes.
 O presépio montado este ano é dos mais simples. Porém, bastante significativo para quem tem fé.


Na Paróquia Nossa Sra.Mãe da Igreja, a movimentação que antecedeu 
o período de festas para o Natal, foi intensa. O Presépio ao lado do Altar
chamou a atenção de todos os presentes. A tradição foi mantida e teve o
reconhecimento dos sacerdotes, fieis-devotos e comunidade em geral.
(Ao lado: Presépio na  Igreja de Santo Antônio no Jardim Paulista). 


O Presépio faz parte da cultura brasileira. Depois da Missa, o Presépio passou a ser considerado como o mais belo visual para quem frequenta e participa dos atos de fé em nossas Igrejas

Na Paróquia Mãe da Igreja foi
possível admirar a beleza e a 
tradição milenar representadas
pela Árvore de Natal, com todos
os seus ornamentos. Bem como o 
Presépio, de grande significado 
para as tradições de religiosidade
da população brasileira. 
Na Catedral de São Sebastião, o Presépio que evidencia os personagens  
mais importantes da história da cristandade, tendo ao centro o menino Jesus.
São Francisco de Assis foi considerado o "Criador do Presépio" em 1223. 

  Segundo o Jornal ANÚNCIO, o Presépio deve ser montado no 1º Domingo do Advento e desmontado no dia 6 de Janeiro, na solenidade da Epifania do Senhor.


  Na Igreja Santa Rita de Cássia, no Jardim Aviação o Presépio foi montado nos primeiros dias do
mês de Dezembro. Por se tratar de uma tradição familiar, o menino Jesus só apareceu no Advento.

Aqui, os detalhes de maior destaque na Igreja de São Judas Tadeu que foi
representado pelo Presépio, bastante visitado  pela comunidade..  

    ------Presépio da Mãe da Igreja.

  No período que antecedeu à celebração do Santo Natal nos dias atuais, a afluência dos fieis foi muito significativa. Aqui, um dos últimos detalhes de um evento especial promovido em Presidente Prudente pela Paróquia Nossa Senhora Mãe  da Igreja, já num ambiente comemorativo às proximidades do Natal/2019.                                                                           ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´                                                                                                                  Nós brasileiros, por uma questão de tradição e religiosidade consideramos o Natal como a maior "Festa da Cristandade". Por conseguinte, herdamos dos nossos antepassados o que existe de mais significativo para nossa existência: a festa do Natal, que tem como figura central o "menino Jesus". Por isso, nesta fase do ano temos o privilégio de conviver com as nossas tradições através dos símbolos representativos dos Presépios e Árvores de Natal, implantados junto aos Altares de nossas igrejas. Em Presidente Prudente especialmente, tivemos a  grata oportunidade  de documentar alguns desses Presépios, que estarão franqueados a todos os interessados até o dia 6 de Janeiro/2020. Num retrospecto: Devemos a São Francisco de Assis (quando era Diácono), a iniciativa de constituir os Presépios a partir do ano de 1223 - segundo confirma o Jornal ANÚNCIO, da Diocese de Presidente Prudente. Mas a BBC-Brasil diz em matéria especial sobre o Natal, que "a tradição de montar presépios é antiga" e acrescenta: Já em 400 d.C. o Papa Sisto 3º ordenou que um Presépio fosse construído em Roma. Peças de natividade também eram apresentadas em igrejas, com a intenção de ilustrar a história natalina contada pela Bíblia.  

  

Nesta matéria especialmente dedicada à divulgação dos Presépios deste final de ano, documentamos em imagens algumas dessas obras de arte. Pena que o espaço não tenha sido suficiente para acolher todos os trabalhos elaborados pelas nossas Paróquias. Assim mesmo, disponibilizamos material das Paróquias da Catedral de São Sebastião, Santuário de Nossa Sra.Aparecida/Vila Marcondes, Paróquia Nossa Sra.Mãe da Igreja, Paróquia de Nossa Sra.do Carmo/Vila Maristela, Paróquia de Santa Rita de Cássia/ Jd.Aviação e Paróquia de Santo Antônio/Jd.Paulista. Sobre a obra prima de São Francisco, diz a lenda: "Ele montou o 1º Presépio em uma Gruta na Itália, porque na época a Igreja não permitia representações litúrgicas nas Paróquias. Por isso, ele admitiu a possibilidade de dispensa da proibição pensando na Natividade de Jesus Cristo. No Brasil, coube aos índios e colonos portugueses a oportunidade de ver as cenas do Presépio em 1.552 por iniciativa do Padre José de Anchieta.   

   

Nos Presépios, as imagens de maior representatividade são: Maria, José e Jesus, o filho de Deus que se fez homem para salvar a humanidade. Depois do menino Jesus, os Pastores que simbolizavam a humildade e os primeiros a saber do nascimento  do Salvador e a Estrela, que era o Sinal de que o Salvador havia nascido. A seguir, entram em cena os Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar considerados homens da ciência, Conheciam Astrologia, Medicina e Matemática. Eles eram portadores dos presentes destinados ao menino Jesus - "Salvador do mundo": Para ele: Ouro, incenso e mirra. Era o reconhecimento por todos os méritos. Também em cena, o Anjo do Presépio, o "Mensageiro de Deus", o comunicador da boa notícia, conduzindo uma faixa com os dizeres: "Glória in excelsis Deo", que significa: "Glória a Deus nas alturas". 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

                    

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário