segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Setor ferroviário poderá ser reativado beneficiando extensa área estadual, incluindo a região de Presidente Prudente !

A partir deste local - e por longos anos - funcionou a principal Estação da
Estrada de Ferro Sorocabana/EFS - até sua total desativação já nos domínios
da FEPASA (Ferrovias Paulistas Sociedade Anônima) e  RUMO-ALL.  

 Os trilhos ainda permanecem.

             A desativação da ferrovia trouxe elevados prejuízos para os usuários,           especialmente dedicados ao comércio e indústria de Presidente Prudente e região. 

Agora, a reativação da ferrovia ganhou apoio das esferas governamentais.
O assunto passou a merecer atenção especial dos dirigentes políticos, tanto
da área federal como estadual. Ed Thomas e Mauro Bragato estão juntos.



 Capitão PM e Deputado Federal Guilherme Muraro Derrite é um dos primeiros da área Federal a se integrar ao movimento que envolve as forças vivas da região de Presidente Prudente pelo retorno da ferrovia. 

Acompanhados pelo Presidente da UNIPONTAL, Prefeito Jorge Duran Gonçales (de Presidente Venceslau),
os componentes da Diretoria da União das Entidades de Presidente Prudente e região;UEPP  tb estiveram em Brasília.
  No seu 1º ítem, a UEPP salientou sobre a participação efetiva da Bancada Paulista para a
manutenção do traçado da Ferrovia Norte-Sul, reimplantação do Ramal Prudente-Rosana,
reativação do ramal intermodal de Presidente Epitácio, modernização do traçado ferroviário,
introdução do ramal c/bitola-larga Parapuã-Prudente e traçado Epitácio-Ourinhos-Sorocaba.

Manutenção da ferrovia, só no futuro.
Trem de passageiros é só no Turismo.

 Os trilhos aparecem raramente
Na Alta Sorocabana somente Paraguaçu Paulista manteve a tradição com amplo desenvolvimento
das atividades turísticas, tendo a Locomotiva e dois vagões para as operações semanais até Sapezal.


Quem pretende reviver a era da "Maria Fumaça" deve recorrer ao Setor de Turismo de Paraguaçu Pta.
No trecho que vai até o Distrito de Sapezal é possível reconhecer a área típica do século passado.
                                                                                                        -  F O T O S    C E D I D A S  -

A chegada da ferrovia em Presidente Venceslau foi um marco histórico.
Com as propostas já encaminhadas, o que se espera é uma resposta positiva em prol do desenvolvimento regional. O Deputado Federal Derrite prometeu interceder junto ao Ministro
da Infra-estrutura, Tarciso Gomes de Freitas e também nas esferas estaduais.

Como será o "Trem do Futuro" ?  Não é fácil imaginar, mas deve ser totalmente diferenciado do que existiu nos últimos 100 anos na região de Presidente Prudente. Somente com a volta dos trilhos é que se tornará possível conhecer e conviver com essa nova modalidade de transporte. Mas quando ?                                                           ----------------------------------- 

           

Presidente Prudente e muitas outras cidades têm sua abertura atribuída às ferrovias. À medida que os trilhos iam avançando eram abertas novas cidades e daí para a frente, o transporte ferroviário tinha total preferência dos novos colonizadores e da população em geral. A Estrada de Ferro Sorocabana possibilitou desde 1916, o desenvolvimento urbano e econômico das cidades abrangidas do Oeste Paulista (de São Paulo a Presidente Epitácio). Mas atualmente, a malha ferroviária da região permanece inutilizável, num verdadeiro descaso à população. Participativa na sociedade, a União das Entidades de Presidente Prudente e região - UEPP - luta incansavelmente pelo retorno do modal e cobra providências concretas da atual  concessionária, a RUMO, que em 2016 apresentou estudo que prevê investimentos da ordem de R$ 5 bilhões e prorrogação da concessão por 30 anos. Entretanto, só foi incluída da malha paulista à linha-tronco oeste, a ligação Itirapina-Panorama, excluindo Presidente Prudente. Em 2010, antes de homologar acordo judicial, a ANTT/Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou inspeção técnica na via permanente Pres.Epitácio/Rubião Júnior e concluiu que a manutenção era quase inexistente e havia interrupção no tráfego comercial no trecho. A concessionária RUMO ALL foi notificada. 


Decorridos mais de dez anos, a União das Entidades de Presidente Prudente -UEPP- entregou ofícios aos Deputados Estaduais e Federais, bem como Secretários Estaduais e até o Governador do Estado, João Dória e outras autoridades em busca de apoio para essa reivindicação. Agora, com o processo de concessão do trecho da FNS (Ferrovia Norte-Sul de Tocantins) até a cidade de Estrela D'Oeste Paulista foi contemplada a reativação do Ramal de Jaú, da antiga Cia.Paulista de Estradas de Ferro. Trata-se da ligação Itirapina-Panorama, passando por Marília, Tupã e Parapuã, uma das promessas que a RUMO assumiu há pouco tempo em reuniões públicas. A par dessa alternativa ferroviária, a UEPP entende que a região do Oeste Paulista poderia ser contemplada com a implantação de um ramal ferroviário de bitola-larga entre Parapuã e Presidente Prudente, trecho do ramal de Jaú numa extensão de 74 km, em via paralela com a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Na última semana, os integrantes da UEPP estiveram na sede do 18º BPM-I onde foi mantido contato com o Deputado Federal Guilherme Muraro Derrite, sendo entregue importante documento com 30 solicitações. No encontro: Marcos Lucas, Flávio Fernandes, Rodrigo Romão, Osimar Sanches e João Piai constituindo a representação de Presidente Prudente e região. Inclusive com apoio do Presidente da UNIPONTAL,  Prefeito Jorge Duran Gonçales, de Presidente Venceslau.

A proposta elaborada pela UEPP acrescenta diversas reivindicações, começando pela recuperação de um pequeno trecho de ferrovia entre Regente Feijó, Presidente Prudente e Álvares Machado para instalação de um VLT (Veículo leve sobre trilhos), visando a construção de terminais no espaço urbano para atender a alta demanda de transporte público de trabalhadores. Ref. Trem urbano, como se fosse ônibus sobre trilhos, o que já é comum em outros países. Acrescente-se que a manutenção do traçado da Ferrovia Norte-Sul garante passagem pelo Oeste Paulista, originário de Presidente Venceslau. Além de outras ações para reimplantação do Ramal de Dourados, ligando Presidente Prudente a Rosana, no Pontal do Paranapanema. Também: a criação de uma frente parlamentar para cobrar do Executivo Federal a modernização do traçado ferroviário Presidente Epitácio/Ourinhos/ Sorocaba.  

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