Os trilhos ainda permanecem.
A desativação da ferrovia trouxe elevados prejuízos para os usuários, especialmente dedicados ao comércio e indústria de Presidente Prudente e região.
manutenção do traçado da Ferrovia Norte-Sul, reimplantação do Ramal Prudente-Rosana,
reativação do ramal intermodal de Presidente Epitácio, modernização do traçado ferroviário,
introdução do ramal c/bitola-larga Parapuã-Prudente e traçado Epitácio-Ourinhos-Sorocaba.
Manutenção da ferrovia, só no futuro. |
Os trilhos aparecem raramente
das atividades turísticas, tendo a Locomotiva e dois vagões para as operações semanais até Sapezal.
Quem pretende reviver a era da "Maria Fumaça" deve recorrer ao Setor de Turismo de Paraguaçu Pta.
No trecho que vai até o Distrito de Sapezal é possível reconhecer a área típica do século passado.
- F O T O S C E D I D A S -
A chegada da ferrovia em Presidente Venceslau foi um marco histórico. |
da Infra-estrutura, Tarciso Gomes de Freitas e também nas esferas estaduais.
Como será o "Trem do Futuro" ? Não é fácil imaginar, mas deve ser totalmente diferenciado do que existiu nos últimos 100 anos na região de Presidente Prudente. Somente com a volta dos trilhos é que se tornará possível conhecer e conviver com essa nova modalidade de transporte. Mas quando ? -----------------------------------
Presidente Prudente e muitas outras cidades têm sua abertura atribuída às ferrovias. À medida que os trilhos iam avançando eram abertas novas cidades e daí para a frente, o transporte ferroviário tinha total preferência dos novos colonizadores e da população em geral. A Estrada de Ferro Sorocabana possibilitou desde 1916, o desenvolvimento urbano e econômico das cidades abrangidas do Oeste Paulista (de São Paulo a Presidente Epitácio). Mas atualmente, a malha ferroviária da região permanece inutilizável, num verdadeiro descaso à população. Participativa na sociedade, a União das Entidades de Presidente Prudente e região - UEPP - luta incansavelmente pelo retorno do modal e cobra providências concretas da atual concessionária, a RUMO, que em 2016 apresentou estudo que prevê investimentos da ordem de R$ 5 bilhões e prorrogação da concessão por 30 anos. Entretanto, só foi incluída da malha paulista à linha-tronco oeste, a ligação Itirapina-Panorama, excluindo Presidente Prudente. Em 2010, antes de homologar acordo judicial, a ANTT/Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou inspeção técnica na via permanente Pres.Epitácio/Rubião Júnior e concluiu que a manutenção era quase inexistente e havia interrupção no tráfego comercial no trecho. A concessionária RUMO ALL foi notificada.
Decorridos mais de dez anos, a União das Entidades de Presidente Prudente -UEPP- entregou ofícios aos Deputados Estaduais e Federais, bem como Secretários Estaduais e até o Governador do Estado, João Dória e outras autoridades em busca de apoio para essa reivindicação. Agora, com o processo de concessão do trecho da FNS (Ferrovia Norte-Sul de Tocantins) até a cidade de Estrela D'Oeste Paulista foi contemplada a reativação do Ramal de Jaú, da antiga Cia.Paulista de Estradas de Ferro. Trata-se da ligação Itirapina-Panorama, passando por Marília, Tupã e Parapuã, uma das promessas que a RUMO assumiu há pouco tempo em reuniões públicas. A par dessa alternativa ferroviária, a UEPP entende que a região do Oeste Paulista poderia ser contemplada com a implantação de um ramal ferroviário de bitola-larga entre Parapuã e Presidente Prudente, trecho do ramal de Jaú numa extensão de 74 km, em via paralela com a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Na última semana, os integrantes da UEPP estiveram na sede do 18º BPM-I onde foi mantido contato com o Deputado Federal Guilherme Muraro Derrite, sendo entregue importante documento com 30 solicitações. No encontro: Marcos Lucas, Flávio Fernandes, Rodrigo Romão, Osimar Sanches e João Piai constituindo a representação de Presidente Prudente e região. Inclusive com apoio do Presidente da UNIPONTAL, Prefeito Jorge Duran Gonçales, de Presidente Venceslau.
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