D.Aparecida e o esposo que sempre a prestigiou: Sr. Orivaldo V. Coimbra. |
Há pouco tempo, a imprensa local deu ampla cobertura ao trabalho humanitário desenvolvido pela Profª.Aparecida da Silva Coimbra. No decorrer dos tempos e até os dias atuais. Rotary e Lions também tributaram a ela, merecidas honrarias.
Jovens e Adolescentes da Casa do Pequeno Trabalhador tb beneficiados. |
"Pres.Prudente fez de mim uma pessoa realizada" - Aparecida Coimbra. |
E aqui está para conhecimento de todos, a atual CASA DO APRENDIZ CIDADÃO - antiga Casa do Pequeno Trabalhador - onde D.Cida Coimbra deu sua maior contribuição, atuando por longo período como uma das Fundadoras e figura benemérita. A Instituição desenvolve desde 1979 em Presidente Prudente, importantes trabalhos em prol da formação de jovens de 14 a 24 anos. ----------------------------------------------------------------------- Na história de Presidente Prudente - com mais de 102 anos de existência, nunca uma mulher mereceu tantos títulos honoríficos como a empresária rural e professora, Aparecida da Silva Coimbra. Ela chegou a estas paragens ainda menina com 12 anos de idade, em companhia de sua família. Nasceu em Pirajuí/SP e aqui, casou-se com o Sr. Orivaldo Vilela Coimbra (Vadinho), aos 21 anos de idade. Ele viveu toda sua existência como Pecuarista. Dona Cida concluiu seus estudos, ainda muito jovem. Inicialmente como Professora primária, lecionando em várias escolas rurais como Substituta. Dedicou-se a inúmeras iniciativas voluntárias nas escolas e projetos de caráter social e filantrópico. Daí estendeu suas ações às causas sociais de maior relevância nas áreas rurais e urbanas de Presidente Prudente. Com isso, foi indicada para assumir a Presidência do Hospital Santa Terezinha (dos Tuberculosos), Serviço de Obras Sociais/SOS (como fundadora e ex-Presidente). E da mesma forma, uma nova instituição destinada ao atendimento de jovens e adolescentes, ou seja: a Casa do Pequeno Trabalhador (atualmente Casa do Aprendiz Cidadão/CAC). E daí, outros desdobramentos na área de Assistência Social.
Pelo patriótico e humanitário trabalho desenvolvido por D.Aparecida da Silva Coimbra em Presidente Prudente, vieram as primeiras manifestações por parte da comunidade a partir do ano de 1967, quando ela teve a iniciativa de oferecer como doação uma de suas joias, a fim de ser leiloada com renda em benefício do Lar São Rafael, dirigido pela Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. Posteriormente em 1982, o Rotary Clube Internacional lançou uma Campanha Nacional contra a Poliomielite em parceria com a Organização Mundial de Saúde. Mas para custear a aquisição das vacinas foi preciso recorrer aos contribuintes voluntários. D.Cida foi a primeira a participar dessa iniciativa. Como resultado: houve também adesão do Lions Clube Internacional e as duas Instituições - juntas - optaram por uma justa homenagem: MÃE SIMBOLO para a Professora Aparecida da Silva Coimbra. Esse e outros títulos vieram depois: "Troféu Heitor Graça", 1983, outorgado pelo Jornal O Imparcial. No rol de atividades de cunho social: Fundadora e Presidente por várias gestões da Casa do Pequeno Trabalhador, Rotary Clube Sol Nascente. E mais: membro atuante do Lar São Rafael; Lar dos Meninos e Hospital Alan Kardec; Comendadora pela Ordem da Fraternidade Universal (desde 1977); Comenda "Francisco de Paula Goulart (1982).Comenda pelos 100 anos da Odontologia no Brasil (1984).
Outros títulos honoríficos conferidos à D.Cida Coimbra, são os seguintes: Companheira Paul Harris pelo Rotary Clube - Internacional/1981; Menção honrosa pela Policia Militar do Estado de São Paulo - Batalhão de Policia Florestal e de Mananciais - por demonstração de Amor à Árvore - 1982; Sócia de Honra pela Sociedade Campinense de Educação/1984; Sócia Honorária pelo Rotary Clube de Presidente Prudente/Leste - 1991. E ainda: Honra ao Mérito pelo Rotary Clube/Presidente Prudente p/relevantes serviços prestados à comunidade de Presidente Prudente/1993; Honra ao Mérito: Ano Internacional dos Voluntários - 2001; Cidadã Prudentina: Título outorgado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente - 2001. Durante o Ano de 2019, as homenagens foram representadas por atos e deliberações da Casa do Pequeno Trabalhador - atual Casa do Aprendiz Cidadão/CAC - e Rotary Clube Presidente Prudente - pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Prudente, por mais de cinco décadas.
A homenageada em resposta declarou: "Desde a minha chegada aos 12 anos em Presidente Prudente fui recebida com muito carinho pela minha professora, Nair Godoy. O tempo passou e aqui formei minha família. Pela minha vida passaram pessoas incríveis: A elas devo muito: Prudentinos que muito me incentivaram e me apoiaram. Sempre fui muito bem recebida em todos os lares, por ocasião das campanhas em prol de várias entidades filantrópicas. Agradeço a todos os prudentinos, com os quais tive a oportunidade de conviver. Todos me ajudaram a crescer espiritualmente. Presidente Prudente fez de mim uma pessoa realizada" - concluiu nossa entrevistada, Profª Aparecida da Silva Coimbra.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário