sábado, 25 de abril de 2020

Mobilizando todos os recursos, a Vigilância Epidemiológica de Pres.Prudente enfrenta a Pandemia em sua 3ª fase !

Combate à Dengue, vacinação geral de idosos e atendimento aos pacientes suspeitos de Covid-19
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O trabalho de assistência à população é constante em vários setores da cidade de Presidente Prudente.
Nesse trabalho que envolve centenas de profissionais da Área Assistencial, também se encontra a classe médica.

Esta é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sociedade de Medicina de Presidente Prudente .


O Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, docente da FCT/Unesp
lidera uma Equipe de Pesquisadores que desenvolveu um
dos mais importantes trabalhos em defesa da comunidade
A vacinação superou expectativas. 
Aqui, avaliação da Quarentena.







                                                                      Presidente Prudente, a maior e mais populosa cidade do Extremo-Oeste Paulista presta atendimento
   a uma população aproximada de 230 mil habitantes,além de outras centenas que vem de cidades vizinhas. Neste município (incluindo pacientes que vem de outras cidades da região), foram constatados:2.486 casos de Dengue e 2.409 notificações sob investigação, além de uma vitima fatal.
                                                                                                    -  F O T O S   C E D I D A S - 


Esta é uma nova etapa dos trabalhos que se desenvolvem na cidade. Na Praça
da Juventude da COHAB, um Centro de Triagem de Síndrome Respiratória
                   Em Presidente Prudente, a mobilização é geral desde que entrou em vigor a Lei do     Contingenciamento. As restrições impostas ao comércio e indústria favoreceram a campanha
de proteção contra os riscos de contaminação pelo coronavírus. Como consequência, despencou
o número de casos suspeitos que aguardavam manifestação do Instituto Adolpho Lutz de S.Paulo.   

Dengue e Coronavírus são assuntos que capitalizam as atenções das autoridades e da população em geral. Em Presidente Prudente, o Prefeito Nelson Roberto Bugalho assinou decreto estabelecendo normas para o funcionamento do comércio (depois de duas semanas de paralisação). O reinício estava previsto para esta 3ª feira 28/Abril,  mas por Decisão Judicial essa deliberação foi suspensa.  

     Pres.Prudente contabiliza: 336 notificações, com 291 resultados negativos,16 positivos e 2 óbitos.
E mais:15 casos de coronavírus descartados,2 resultados positivos,24 hospitalizados e 3 suspeitos.

     Em Presidente Prudente o Decreto nº 30.386 assinado pelo Prefeito Nelson Roberto Bugalho estabelece normas, tinha a pretensão de introduzir mudanças nos artigos 02 e 03 com antecipação  da data de vigência para 28/Abril. Nesse dia, o comércio local e prestadores de serviços poderiam reiniciar seus atendimentos presenciais. Porém, uma Ação Civil Pública do MPE barrou essa pretensão. Assim, a tão propalada reabertura do comércio só vai ocorrer a partir de 10 de Maio.  
                                                         ---------------------------------------
Presidente Prudente aguarda com expectativa o transcorrer dos dias atribuídos ao isolamento contra o coronavírus, que vem sendo cumprido fielmente pela maior parte da população. Enquanto isso, aumenta a preocupação com relação aos novos períodos estabelecidos pelo Governo do Estado para o cumprimento das escalas de confinamento (que venceu no dia 22/Abril) e foi prorrogado até o dia 10 de Maio. Em contrapartida, o Poder Público Municipal levou em consideração que Presidente Prudente vem cumprindo à risca as determinações recebidas desde a 1ª hora e coincidentemente, os índices de contaminação pelo Covid-19 diminuíram consideravelmente. Mas por outro lado, quem vive ou depende do comércio enfrenta a maior crise e pede socorro. Foi pensando nisso, que o Prefeito Nelson Roberto Bugalho - depois de uma criteriosa avaliação - decidiu adotar novas atitudes. Entretanto, essa pretensão foi rejeitada. A decisão liminar atende a uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), assinada pelo Promotor de Justiça Marcelo Creste. O não cumprimento dessa determinação implica em multa diária de R$250.000,00. O posicionamento sobre a suspensão dos artigos 2º e 3º do Decreto Municipal nº 30.836, foi confiado ao Dr.Darcy Lopes Beraldo, Juiz da Vara da Fazenda Pública de Presidente Prudente. ''A competência e responsabilidade são exclusivas do Governador" - acentuou o Prefeito Nelson Roberto Bugalho.  

As últimas informações que nos chegam do Ministério da Saúde indicam a existência (até 25/Abril) de um total de 5.514 óbitos e o número de pacientes diagnosticados com coronavírus é de 58.509 infectados. No Estado de São Paulo foram constatados 20.004 casos (34% do total de infectados no País),  enquanto o número de mortos chega a 1.667 pessoas até esta data. O 1º caso de coronavírus no Brasil, ocorreu no dia 26/Fevº em São Paulo. Trata-se de um homem de 61 anos de idade, que esteve na Itália (Lombardia) e seu nome não foi revelado. No Rio de Janeiro, 6828 infectados e 615 óbitos. Em termos regionais, Presidente Prudente ocupa posição de destaque, para onde converge em busca de tratamento, a maior parte dos casos relacionados à Pandemia do Covid-19. Em razão desses recursos destinados ao atendimento público, contabiliza 2 óbitos e 348 notificações de pessoas residentes no município, sendo 19 positivos e 301 negativos. Aguardando resultados: 28 notificações. Pacientes hospitalizados 22, com 8 pessoas internadas na U.T.I. (Unidade de Tratamento Intensivo). Também existe um óbito suspeito.

Uma Equipe de Pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - elaboraram o mapeamento das rotas de dispersão do novo coronavírus no Estado de São Paulo. E concluíram que os centros de maior risco estão - além da Capital - estão nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga. Isto quer dizer que a região de Presidente Prudente ficou fora desse risco. Quem dá a melhor explicação é o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães - Docente da Unesp em Pres.Prudente - que diz: "Existe uma difusão hierárquica do vírus, indo de cidades maiores para menores. Não adiante olhar só para o tamanho da população. Mas também a influência econômica e social das cidades nas regiões em que estão". Professor Raul integra uma iniciativa recém-lançada de pesquisadores da FCT/Unesp. Também integrando essa Equipe de Pesquisadores, docentes da Unesp/Botucatu (além de Presidente Prudente), como é o caso dos Profs.Drs.Carlos Magno Fortaleza, Edmur Publiesi, Maria Encarnação Sposito, João Fernando Galera Monico e outros.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário