terça-feira, 5 de maio de 2020

05 de Maio: No Dia Nacional das Comunicações, uma justa homenagem a um pioneiro da Radiotelegrafia !

Dary Bonomi Avanzi - aos 15 anos revolucionou o sistema telegráfico em Presidente Prudente.

A antiga Estação da EFS se transformou num dos mais importantes
centros de comunicações de toda a região de Presidente Prudente.

Nesta cidade,todas as comunicações telegráficas passavam pelas mãos de Dary.

Nomeado pelo então Governador
Jânio Quadros, Dary viajou de trem
desde São Manuel até Pres.Prudente,
onde assumiu seu posto de Telegrafista,
um dos mais importantes da época. Ele
aprendeu o Código Morse aos 13 anos.


- F O T O S  C E D I D A S - 
--------------------------------------


De Prudente, onde fez sua estreia na Estação ferroviária ele foi transferido
para Teodoro Sampaio, no antigo Ramal de Dourados com atuação marcante. 
Radiotelegrafista: Uma vida inteira dedicada à Profissão que levou Dary Bonomi Avanzi a operar os manipuladores da EFS na região de Presidente Prudente.  Em Julho de 1980, o Radiotelegrafista foi convidado para atuar no "Trem do Papa"
João de Deus em São Paulo e Aparecida e posteriormente ministrou palestras à convite da ANATEL.para colaboradores.

Em 2019 a convite dos Telegrafistas da Armada Portuguesa, Dary Bonomi Avanzi foi até Lisboa, onde  representou o Brasil e pronunciou palestras. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando veio para Pres.Prudente,
Dary foi considerado o mais novo 
Telegrafista de toda a ferrovia.
 
Ao lado da esposa Neusa Maria, o Telegrafista consagrado.
Ele contribuiu para o avanço das telecomunicações. Trabalhou no Palácio dos
Bandeirantes - por longos anos -  e durante sua carreira, ajudou a salvar vidas.
Atuou em unidades móveis de Governos Itinerantes, acalmou famílias e ainda
operou unidades móveis para servir de apoio à missões de segurança pública.
Por onde andou desde os 15 anos de idade é uma longa história que veio até os dias atuais. O Livro (em Português e Inglês) relata a atuação e não faltam fatos curiosos. Desde sua infância com familiares do ex-Gov.Adhemar de Barros.
Em Presidente Prudente, Dary relembra os trabalhos de pioneirismo que  
aqui exerceu, colocando a cidade e a região em evidência por muito tempo.
Com o seu trabalho profissional ele também colaborou com a  Imprensa e o
Rádio, captando e distribuindo informações das principais agências. 
 A TV ALPHAVILLE-filiada do SBT-
foi uma das primeiras a entrevistá-lo.





          A partir da década 70, as telecomunicações tiveram um desenvolvimento incomum ! 

 O Livro de autoria de Marcos Barrero coloca em evidência a trajetória de Dary Bonomi Avanzi, filho de imigrantes italianos e um dos pioneiros das comunicações telegráficas com atuação em Presidente Prudente. Do Telégrafo à Internet serviu para consolidar aqui, a conexão com os satélites a partir dos sinais enviados  pelas antenas parabólicas da EMBRATEL, inaugurando uma nova era para as comunicações.  
                                                                 -------------------------------

A data de 05 de Maio figura no Calendário Anual como o "Dia Nacional da Comunicação", comemorado em todo o País. Também no exterior existe comemoração especial por se tratar de um dia internacional da comunicação. E qual o significado ?  "É o ato de transmitir e receber mensagens através de um tipo de linguagem: falada, musical, gestual ou de outras definições". Os seres humanos se comunicam principalmente por meio da linguagem falada. Posteriormente acrescida de um eficiente desempenho proporcionado pela tecnologia, através de equipamentos sonoros ajustados à imagem transmitida pelos meios de comunicação. O Telégrafo é um aparelho empregado desde nossos antepassados para transmitir mensagens a grandes distâncias. Samuel Morse - que criou o Código Morse - figura como a pessoa que enviou sinais telegráficos à distância de 518 metros. Sem fios, emitindo sinais de ponto e traço por meio de um manipulador significando as letras do Alfabeto. Em Presidente Prudente, as comunicações telegráficas tiveram dois pontos de referência: os Correios e a Estrada de Ferro Sorocabana. Mas foi na Estação ferroviária que praticamente se estabeleceu o maior Centro de Operações, tendo como pioneiro um jovem de apenas 15 anos de idade, que se qualificou e fez uma carreira brilhante como Radiotelegrafista: Dary Bonomi Avanzi.  

Atualmente Diretor do Grupo Avanzi Consultoria em Telecomunicações, Dary nos relata sua biografia a partir do momento que se enquadrou na área de comunicações como Telegrafista, precedido de um curso de iniciação entre 1956 e 1957 que reuniu 100 candidatos com disponibilidade de apenas 30 vagas. O maior apoio que recebeu foi proveniente de um tio que exercia essa profissão e o incentivou a abraçar a carreira de Telegrafista, dando-lhe toda a assistência que ele precisava. Já Aprovado, saiu  em Julho de 1958 a nomeação de Dary para o exercício da profissão de Telegrafista em Presidente Prudente. O embarque aconteceu na Estação de Botucatu e de lá, foi parar em Assis a fim de realizar os exames médicos. Em seguida partiu para exercer sua nova atividade profissional na Subdivisão de Presidente Prudente. Contava 15 anos de idade e foi considerado "o mais novo Telegrafista de toda a ferrovia".   

Nosso novo Telegrafista traça um resumo de sua carreira profissional e de pioneirismo na região de Presidente Prudente:"além da ferrovia, fazia a captação de sinais em Morse diretamente das Agências Noticiosas: France Press, Asa Press, United Press e Agência Soviética Tass". As notícias captadas eram passadas para os Jornais Falados das Emissoras de Rádio. Aos 22 anos se transferiu para a Capital do Estado, onde conheceu e utilizou novos equipamentos (seis no total), inclusive de radiotelegrafia utilizados por novas empresas que ele passou a prestar serviços: aviação, celulose, oleaginosas e inclusive o Palácio do Governo. De 1983 ao Ano 2000 - Assessoria em áreas de telecomunicações e segurança pública. Daí, assessoramento especial na área de telecomunicações a Jornais e Emissoras de Rádio e acompanhamentos de vários conflitos internacionais como: Tomada de pode de Cuba, Guerras Frias (EUA e URSS), Guerra do Vietnan, Assassinato de J.F.Kennedy e outros. 

Em 1980, Dary Bonomi Avanzi foi convidado a atuar como Radiotelegrafista do Papa João de Deus em São Paulo e Aparecida. À convite da ANATEL, pronunciou inúmeras palestras e no ano passado, como convidado dos ex-Telegrafista da Armada Portuguesa, esteve em Lisboa onde participou de solenidades, como representante do Brasil. Além de exercer com a maior dignidade as funções de um Radiotelegrafista, ele também tem um hobby desde 1974 e faz parte de uma Associação que congrega Radioamadores - Classe A - com mais de 140 países integrantes. Onde também se inclui Presidente Prudente-SP, como uma das maiores e mais importantes cidades brasileiras.    

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia  



Um comentário:

  1. Dary, so podia ser você o homenageado que mais representa a evolução das comunicações. Você é um exemplo daqueles que revolucionaram o mundo com sua firmeza, inteligência, perseverança, arrojo e carisma. Seu trabalho incessante no decorrer de tantos anos muito engrandece o significado das Telecomunicações. Parabéns por esse dia.

    ResponderExcluir