segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Sítio Paleontológico descoberto em Presidente Prudente ganha projeção nacional !

Desde longa data até os dias atuais, o assunto vem merecendo destaque especial da imprensa local, regional e nacional.

  As primeiras pesquisas foram desenvolvidas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em torno da periferia, avançando também em outras áreas territoriais de Pres.Prudente e região.

  À pouca distância da área central, as atividades passaram a ser concentradas num bairro suburbano conhecido por "Parque dos Girassóis", onde foram descobertas importantes amostras de aves pré-históricas de importante valor p/as pesquisas paleontológicas. 

As primeiras pesquisas foram desenvolvidas pelo Prof.José Martin Suarez (Pepe), no antigo Ramal de Dourados, na ligação ferroviária de Presidente Prudente com a cidade de Pirapozinho. Depois, os trabalhos se estenderam até Álvares Machado e outras localidades, inclusive da nova alta paulista. 


Em ponto estratégico de Presidente Prudente começa a grande movimentação por Pesquisadores do Museu de Paleontologia de Marília, no Parque dos Girassóis.Fotos:Stephanie Fonseca-G1 

   No Círculo Paleontológico, o Pesquisador William Roberto Nava (do Museu da Paleontologia de Marília/SP), recolheu importantes peças para enriquecer sua experiência: um crânio associado ao esqueleto de aves de nossos antepassados.    

     As peças recolhidas no "Parque dos Girassóis" serão muito importantes para a realização das pesquisas que se desenvolvem na periferia de Presidente Prudente.

  1.  No "Parque dos Girassóis" em Presidente Prudente, um Sítio Paleontológico da era dos Dinossauros (há 80 milhões de anos), contendo esqueletos de serpentes e crânios de pássaros de nossa antiga fauna. Tudo sob estudos científicos de uma equipe especializada, sob a direção do Paleontólogo William Roberto Nava, do Museu de Paleontologia de Marília/SP.                                                                                                                           ---------------------------------------
  • Há mais de 40 anos, o noticiário científico vem sendo enriquecido com as noticias procedentes da região de Presidente Prudente que estão relacionadas com importantes achados arqueológicos ou paleontológicos. Recordamos a propósito, uma série de matérias que produzimos para o JORNAL DO BRASIL, onde demos destaque ao desempenho do Prof.Dr.José Martin Suarez (Pepe), que foi o primeiro Pesquisador Especializado em assuntos Paleontológicos da FCT/Unesp. A propósito, o Professor Pepe, ressaltou a importância desses achados, tanto no leito do antigo Ramal de Dourados (próximo a Pirapozinho) e num sitio situado ao lado do Santuário Morada de Deus, como também da nova alta paulista. Nesses locais, tornou-se possível conhecer importantes peças que compõem a Paleontologia. Mais recentemente, descobriu-se o "Parque dos Girassóis" e uma Equipe do Museu Paleontológico da cidade  de Marília-sob o comando do Prof.Dr.William Roberto Nava-está cuidando do assunto. E aqui, a localização  de fósseis de serpentes constituiu o primeiro resultado positivo.
O Sítio Paleontológico - de acordo com informações confiáveis - reúne mais de 2.000 fósseis de aves extintas, da época dos Dinossauros.  Os fósseis dessas aves representam 90% das descobertas feitas no local. Mas anteriormente já foram encontrados materiais de outros animais, como: Lagartos, Anfíbios, Crocodilos e dentes de Dinossauros herbívoros e carnívoros, com data calculada em até 80 milhões de anos. O Sítio Paleontológico fica em Presidente Prudente, numa área de propriedade do Poder Público Municipal. Entre o Bairro São João e o Parque dos Girassóis. Com o tombamento do local e todas as medidas de proteção, qualquer ação irregular, como: descarte de lixo poderá figurar como "Crime Ambiental" e até mesmo, "Crime contra o Patrimônio". A Prefeitura tem garantido a preservação oficial do local de uma área que já foi tombada por meio de Decreto Municipal.

Ultimamente, o Sítio Paleontológico do "Parque dos Girassóis" vem recebendo ampla divulgação pelas Redes Sociais, Telejornais, Rádio, TV e Jornais impressos. No último fim-de-semana, presença do Paleontólogo William Roberto Nava e sua Equipe. Ele considera a área do "Parque dos Girassóis" como muito rica em fósseis, com relevância sul americana e mundial, onde vem realizando pesquisas desde 2004. De acordo com o Pesquisador a área apelidada como "Sítio das Aves" é o lugar mais rico do Brasil, em quantidade e grau de preservação. "Não há outro no País, que possua essa quantidade de fósseis - disse. O Pesquisador considera que "o cercamento e o tombamento do local  (feito pela Prefeitura) são importantes para preservar a área, com fósseis muito relevantes para a ciência". Ultimamente, além das grades que já foram instaladas, o "Sitio" está recebendo pavimentação - além de novas ações - visando a conservação e a  valorização da Pesquisa Paleontológica. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  @altinocorreia

                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário