domingo, 6 de dezembro de 2020

Máscaras personalizadas após implantação da Pandemia de Covid-19 tornaram-se obrigatórias no mundo inteiro !

     Segundo a Enciclopédia Wikipédia, os primeiros registros de uso da máscara 
são da época pré-histórica, usada em uma região da Europa. Provavelmente como
símbolo a uma espécie de ritual. Agora com plena utilização.

Ao longo dos anos, as máscaras foram utilizadas com cunho religioso e teatral. Na esfera da saúde foi implementada no Século XVII contra a peste negra ou bubônica, em formato de bico de pássaro.


A BBC News Brasil, em matéria do seu Correspondente André Biernath em São Paulo/Brasil, 
ressalta que "não existem muitos tabus sobre o uso das máscaras em entidades nacionais
e internacionais".         - F O T O S    C E D I D A S  - 

  Publicação especializada afirma que no Século XVII o uso da máscara tornou-se um habito diário em homens, mulheres e crianças. Ocultando o rosto com uma meia máscara. Foi preciso uma Lei para acabar com esses hábitos. Os Venezianos usavam a máscara no Carnaval durante um mês e também nas festas e jantares. É o que nos contam os historiadores.

  Máscara de proteção personalizada como equipamento a mais para se prevenir de possíveis contágios ou doenças: A palavra "máscara" veio do italiano "maschera". Devido à Pandemia causada pela Covid-19, o mundo aumentou substancialmente sua produção para fins respiratórios.

Segundo revela a BBC News Brasil - em ampla matéria internacional - o Ministério da Saúde reconhece que "cobrir nariz e boca com tecido é uma das ações preventivas mais importantes". Por sua vez, Especialistas  asseguram  que  a  máscara  traz  ao menos 2 benefícios: Protege quem usa - e ao mesmo tempo - resguarda quem está por perto de um indivíduo infectado.

Aqui em Presidente Prudente, a Vigilância Epidemiológica vem realizando um trabalho notável de prevenção, apoio, atendimento inigualável e ampla divulgação do que acontece no dia-a-dia. O uso da máscara personalizada foi aceito com total aprovação de toda a população. Também, máscaras profissionais podem ser usadas por idosos, pacientes  com  doenças  crônicas  ou  em alto risco de infecção pela Covid-19.  Em destaque: o atual Prefeito Nelson Bugalho e o novo Prefeito eleito para o quatriênio: 2021/24 e atual Deputado Estadual, Ed Thomas. 

   Na região de Presidente Prudente em 2020 foram eleitas oito Prefeitas - algumas aqui representadas - durante evento promovido pela Fundação Inova Prudente. O uso da máscara personalizada em cumprimento às normas científicas se evidenciou em todos os momentos. "A máscara deve sempre cobrir boa parte do rosto. Do topo do nariz até o queixo, sem passagem de ar pelas bochechas".                                                                                                                                                              --------------------------

  1. Mais uma vez a região de Presidente Prudente - e consequentemente todo o Estado de São Paulo - está sob efeito da Bandeira Vermelha, com percentual elevado em termos de pessoas infectadas pelo Coronavírus. Dessa forma, nos 45 municípios pertencentes a DRS-XI (Departamento Regional de Saúde). a taxa de ocupação de leitos está apurada em torno de 77,7% para U.T.I. e 73,3% para Leitos de Enfermaria. A Vigilância Epidemiológica informa que 584 pacientes podem ser considerados  curados. Com essa atualização, 7.297 moradores que contraíram o vírus foram considerados curados da doença. Outros 511 continuam sendo portadores da doença - com o vírus ativo - que pode ser transmitido a outras pessoas. Desde o inicio da Pandemia até a última 6ª feira dia 04/Dezº foram contabilizadas 34.855 notificações e 7.808 casos positivos. Descartados: 25.673 casos suspeitos. Quanto aos pacientes internados: Boletim aponta 57 moradores, sendo 14 em Unidades de Terapia Intensiva. Outros 1.374 pacientes com suspeitas da doença seguem aguardando diagnóstico. Até agora 117 pessoas testaram Positivo (67 mulheres e 50 homens) e no total geral 167 mortos.
As últimas noticias indicam: a Covid-19 infectou 66,6 milhões e matou 1.530.296 pela infecção  no mundo. Os números são do monitoramento da Universidade americana Johns Hopkins que aponta o Brasil, Índia e Estados Unidos como os três países com maior número de casos e mortes. O Brasil figura como o 3º em diagnósticos positivos: 6.577.177 e o 2º em mortes. Até esta data morreram 176.628 pessoas. Quanto ao uso de máscaras, existem algumas recomendações, que devem ser colocadas com as mãos bem higienizadas. Com água e sabão ou Álcool em Gel para evitar contaminação. Depois de usadas, lave bem as suas máscaras (de pano ou tecido), deixando-as primeiramente de molho. Com extremo cuidado lave-as e depois de secas, passar com ferro. Todo cuidado é pouco com relação à proteção contra a Covid-19 - advertem os entendidos -  e a prevenção é o melhor caminho para que possamos voltar à normalidade.

Em termos de matéria especial da BBC News Brasil, temos a acrescentar: No Brasil, até o próprio Ministério da Saúde reconhece que cobrir nariz e boca com tecido é uma das ações preventivas mais importantes. Não existem muitos tabus sobre o uso das máscaras em entidades nacionais e internacionais. O próprio Presidente Bolsonaro inclusive - diz o Correspondente da BBC em São Paulo - sancionou a Lei 14.019/2020 (publicada no Diário Oficial da União do dia 02 de Julho), que fala sobre "a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos". Em meio a essa polêmica - diz André Biernath - será que ainda existe alguma dúvida sobre a efetividade das máscaras entre os especialistas ?

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário