sábado, 23 de janeiro de 2021

Pandemia de Coronavírus continua sacrificando vidas humanas em todas as partes do mundo. Vacina é o único meio de defesa !

  Casos de coronavírus passam de 200 mil e Organização Mundial de Saúde fala em ameaça sem precedentes. É o "inimigo comum da humanidade" e representa uma ameaça das mais sérias.   (Paulo Beraldo - Estadão).    - FOTOS CEDIDAS  -

    São Paulo se antecipou e promoveu a 1ª vacinação do Pais no dia 18 de Janeiro, atribuindo a homenagem à Enfermeira do País: Mônica Calazans, de 54 anos. Ela trabalha na UTI do Instituto de  Infectologia "Emílio Ribas", de São Paulo.

 A eficácia média da vacina de Oxford é de 70,04%, de conformidade com os resultados preliminares da 3ª e última fase de testes. Para suprimir e controlar as epidemias, os países devem isolar os infectados, testar, tratar e rastrear a origem da contaminação. 

Em Presidente Prudente, 427 pacientes venceram o coronavírus e agora somam 10.619 recuperados da doença desde o inicio da Pandemia.Entre 268 diagnósticos recebidos na 6ª.feira (dia 22/Janº),78 são negativos e 190 positivos. 

Sob administração do novo Prefeito Ed Thomas, a questão do combate ao coronavírus vem recebendo total apoio, com um trabalho bem conduzido por órgãos públicos como a Vigilância Epidemiológica Municipal e Secretaria da Saúde de Pres.Prudente-SP.  

     Odete Rosa de Souza - Auxiliar de Enfermagem da UBS/Central foi a 1ª  a ser vacinada em Presidente Prudente, que registra até esta data, nada menos que 43.129 notificações; sendo: 30.260 negativos; 10.996 positivos e 219 mortes decorrentes do covid-19. DRS-11 - Leitos de ocupação: UTI - 71,4% e Taxa de Leitos/Enfermaria: 65,8%.                                                    

A partir desta 2ª feira - 25 de Janeiro de 2021 - por medidas emergenciais de contenção à Pandemia do novo coronavírus fica restabelecida a fase vermelha, envolvendo esta e outras Regiões do Estado  de São Paulo. As normas determinadas pelo Governo do Estado vigoram até 7 de Fevereiro de 2021.                                                            ----------------------------------------------------   

 Para enfrentar a impetuosidade do novo coronavírus, o Brasil precisaria ter em disponibilidade 300 milhões de doses para vacinação geral e os órgãos de saúde só contam com 10,8 milhões da Coronavac e 2 milhões da AstraZeneca. Neste final de semana, o Brasil passou a contar com mais 6,8 milhões de doses de vacinas, após decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Anvisa, através de um carregamento vindo da Índia. Foram duas semanas de espera e muita expectativa. Nas contas do Ministério da Saúde, isso totaliza 14,8 milhões de pessoas que exigirão 31,7 milhões  de doses já que as vacinas existentes dependem necessariamente da aplicação de duas doses para cada pessoa. Com referência à AstraZeneca - como parte do plano de vacinação - o Governo Federal espera contar com 100,4 milhões até Julho deste ano. Avaliação feita indica que 70% da população brasileira consiste em 147 milhões de pessoas, o que exigiria oferta representada por quase 300 milhões de doses da vacina como ampla proteção contra o Covid-19. O Plano Nacional de Operacionalização diz que o País está em negociações para obter 350 milhões de doses de diferentes vacinas.

Dois milhões de doses da vacina de Oxford que seriam usadas para a abertura do Plano de Vacinação contra a covid do Governo Federal chegaram da Índia com quase uma semana de atraso. O uso emergencial desse lote de vacinas foi aprovado e já está em execução, sendo realizado simultaneamente com a Coronavac que disponibiliza 6 milhões de doses. Segundo dados oficiais, o número de pessoas contaminadas no País já se aproxima de 9 milhões e 215.299 óbitos verificados até este final de semana. No Estado de São Paulo os dados são também impressionantes: 1.679.759 casos confirmados e 51.192 mortos. Recuperados: 1.442.498 pacientes. Internados: 13.703, sendo: 7.659 (Enfermarias) e 6.044 (UTI). Vacinados até a última 6a.feira (22;Janeiro): 404.255 pessoas. A vacinação prevista inicialmente para 25 de Janeiro foi antecipada para o dia 18, quando a ANVISA confirmou a aprovação das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e Fundação Osvaldo Cruz - Fiocruz.

A 1ª personalidade vacinada no Estado de São Paulo foi a Enfermeira Mônica Calazans, que trabalha na UTI do Instituto de Infectologia "Emílio Ribas", de São Paulo. A partir do dia 25/Janº, a região de Presidente Prudente que estava na fase "Laranja", retorna à bandeira vermelha, proibindo o funcionamento de atividades econômicas não essenciais. As vacinas disponibilizadas para imunização do covid-19 para atendimento às cidades da região de Presidente Prudente foram consideradas "insignificantes". Apenas 4.880 doses da CoronaVac que correspondem à 1ª remessa, sendo destinada aos profissionais na área da Saúde (prioritariamente os que trabalham na linha de frente da Pandemia). Além de indígenas e idosos que vivem em casas de repouso (Institucionalizados). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacinação ocorre nas próprias unidades onde os idosos atuam, como: Hospitais, Clínicas e outros serviços. A imunização consiste em duas doses, com intervalo de 21 dias. Nas etapas seguintes serão atendidos os idosos divididos por faixas etárias. A 1ª representante da saúde, que recebeu a 1ª vacina em Presidente Prudente foi a Auxiliar de Enfermagem da UBS-Central, Odete Rosa de Souza, de 61 anos de idade.

A NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia  


Nenhum comentário:

Postar um comentário