domingo, 4 de abril de 2021

Trabalhos produzidos por grafiteiros mudam e embelezam o visual do Parque do Povo em Presidente Prudente !


Na grafitagem a cidade de Presidente Prudente está ganhando prestígio com a produção de novos trabalhos desenvolvidos no Parque do Povo.

A área escolhida para a grafitagem foi o Parque do Povo, onde os ''grafiteiros" mostraram sua arte, retratando os meios de transporte com a chegada da Locomotiva, os primeiros prédios e os monumentos históricos e culturais.          ---                  
 Em homenagem à cidade de Pres.Prudente foi estabelecido um projeto retratando hino, prédios históricos, um muro de 180 m2, o Cristo Redentor, a Catedral e o Patrono Prudente de Morais. 

Os seis primeiros elementos do muro foram inspirados em histórias em quadrinhos que remetem às estrofes de Marcondes e Goulart - a brava gente que plantou a semente - nos versos de César Cava que compôs o Hino Oficial de Presidente Prudente.

 Aí estão algumas figuras tradicionais que viveram boa parte de nossa história, desde a fundação em 1917 até os dias atuais. Aqui não há restrição - nem distinção - de idade, raça e cor. Todos são iguais.
                                                                                                - FOTOS: MARIANA  PADOVAN -
  Goulart e Marcondes - os fundadores da cidade de Presidente Prudente - agora são mostrados com destaque nos trabalhos de grafitagem (realizados por Itamar Xavier de Camargo e João Célio da Silva) e podem ser visualizadas por todos aqueles que circulam pelo Parque do Povo.  
                                                                                            -----------------------------------------------                                    Há poucos anos, dissemos aqui em nosso blog em matéria anterior que o Grafite é definido como uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Relatos e vestígios dessa Arte existem desde o Império Romano. Agora em Presidente Prudente, as figuras dos pioneiros/colonizadores - Goulart e Marcondes - considerados fundadores da cidade também se fazem evidenciar juntamente com o Patrono, Prudente de Morais. É a conclusão dos trabalhos de grafitagem no Parque do Povo. Os seis primeiros elementos do muro - inspirados nas histórias em quadrinhos remetem às estrofes Marcondes e Goulart: a brava gente que plantou a semente (qualquer raça do mundo; do branco do algodão à loura espiga; a pecuária em plena ascensão; exporta para o mundo sua produção). E mais: seus edifícios; quais mãos numa prece. Itamar Xavier de Camargo - que se celebrizou com o maior Mosaico do mundo (aqui produzido). Com esperanças de aprovação a nível internacional, ele admite que o que está sendo finalizado pode transpor todo o Parque do Povo. Embora projetado como Museu a céu aberto, com um painel de 180 m2, tendo por principal objetivo homenagear Presidente Prudente.  

Sendo uma obra idealizada pela Prefeitura Municipal, o objetivo tem por principal finalidade restaurar o espaço em deterioração, além de evidenciar a história da cidade. O muro caprichosamente ornamentado será mais um atrativo turístico, planejado e tendo por objetivo proporcionar lazer e entretenimento aos munícipes e visitantes. Algumas partes do muro apresentam deterioração provocada por pichações que exigem reparos imediatos. Por isso, o artista se vê obrigado a reproduzir outras imagens e restaurar o restante do muro. Daí, surgiu a ideia de abrir espaço para homenagear o "Dia Internacional da Síndrome de Down", comemorado  este ano em 21 de Março de 2021 com ilustrações diversas. Toda a obra de grafitagem no Parque do Povo está sendo desenvolvida pelos Artistas: Itamar Xavier de Camargo e João Célio da Silva. Para visitação ao local - em face da Pandemia de covid-19 - a Prefeitura recomenda: Segurança, uso de máscaras e que sejam evitadas aglomerações.

Na conversa que mantivemos com o Itamar, fomos informados que além do Hino Oficial de Presidente Prudente estampado num dos painéis fixados no Parque do Povo (cujo autor é o poeta César Cava), também existem outras reproduções e desenhos de seu interesse. Simbolicamente são os Edífícios Históricos e marcantes de Presidente Prudente, como: o Centro Cultural Matarazzo, a "Chaminé" da SANBRA, a Cidade da Criança, o Cristo Redentor (no acesso pela Av.Manoel Goulart) e a Catedral de São Sebastião, no coração da cidade. O retrato do ex-Presidente da República, Prudente de Morais, nosso Patrono (que figura num dos painéis), é de autoria do Artista João Célio da Silva. "Decidimos retratar Prudente de Morais de uma maneira interativa, para que as pessoas possam brincar com as fotos. Como se ele (?) estivesse segurando a pessoa pela cabeça ou braços. O que possibilitaria fotos criativas e bem humoradas" - frisou João Célio.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  @altinocorreia

                                                         ------------------------------------------
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário