sexta-feira, 14 de maio de 2021

Toledo Prudente - Centro Universitário - comemorando seus 60 anos de existência em Presidente Prudente !

Duas figuras da mais alta expressão que deixaram saudades: O Reitor Antônio Eufrásio de Toledo e seu genro, Sr. Milton Pennachi que há 60 anos chegavam a Presidente Prudente para cumprir importante missão cultural e educativa.  
Com eles, o investimento mais sonhado p/antigos dirigentes do município: ter uma Faculdade de Direito.           O sonho tornou-se realidade e a Faculdade ganhou projeção regional, estadual e nacional.                                                                                                                      -  FOTOS DO ARQUIVO -     
Com a implantação da Faculdade de Direito, um dos primeiros objetivos foi a edificação do Prédio próprio na Vila Furquim, o que foi feito de forma muito bem planejada pelos seus Diretores. 

O Sr. Milton Pennachi - Diretor da Instituição por muitos anos - conquistou na cidade e região uma grande Legião de Admiradores, Amigos, Prestadores de Serviços, Professores e Alunos de toda parte.
 
Toledo Prudente celebrou seu Jubileu de Diamante no dia 13 de Maio. A Instituição de Ensino Superior é referência na formação de Profissionais no Estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em cursos de graduação nas modalidades: Presencial e da Educação à Distância/EaD. Pós-graduação e Mestrado. 

 Sr.Milton, numa das últimas fotos que  conseguimos documentar na Toledo Prudente - Centro Universitário -  com destaque para a sua digníssima família, aqui representada por D.Marlene Toledo Pennachi  e filhas.     Em Agosto de 2016, o cargo de Reitor foi transferido do Sr. Milton para sua filha Zelly Pennachi Machado. Ao lado, alunos do novo curso de Gastronomia/Toledo. 


Sérgio Tibiriçá Amaral é Jornalista, Professor e Coordenador do curso de Direito das Faculdades Integradas "Antônio Eufrásio de Toledo" em Presidente Prudente. Agora comemorando seus 60 anos de atividades. A Instituição foi fundada em 02 de Março de 1961 e instalada no dia 13 de Maio de 1961. Aula inaugural no dia 29 de Maio.

  Na sucessão da Toledo Prudente, as três filhas do casal Milton/D.Marlene: a Reitora Zelly e as Pró-Reitoras: Maria Inez e Maria do Carmo Toledo Pennachi. Para a Reitora da IES Zelly Pennachi Machado, unir a tradição do ensino de qualidade com a inovação é importantíssimo para que o padrão Toledo Prudente siga as necessidades do mercado de trabalho.
                                                                   ----------------------------------------------
Em Março de 1961, o Doutor Antônio Eufrásio de Toledo - o Bandeirante do Ensino - juntamente com Milton Pennachi (o jovem e braço direito do Educador), chegaram a Presidente Prudente para cumprir mais uma etapa de sua missão: instalar na Capital da Alta Sorocabana outra unidade da Instituição Toledo de Ensino (ITE). No dia 13 de Maio do mesmo ano foi autorizado o funcionamento do curso de Direito, o primeiro da Região de Presidente Prudente. A aula inaugural realizada no dia 29 de Maio, marcou o início de um sonho para milhares de jovens da região. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis chegaram em 1970, para somar ao Curso de Direito. Nos anos 80 e 90, o processo de autorização pelo Ministério da Educação (MEC), de novos cursos de graduação era uma tarefa árdua. Portanto, a abertura dos cursos de Serviço Social (1985) e de Ciências Econômicas (1986) foram muito comemorados. A Instituição contou também com a abertura do curso de Estudos Sociais e o de Letras. Com o objetivo da educação continuada - somada à necessidade de atualização de conhecimentos pelos profissionais - a Instituição avançou em 1986, de forma pioneira para a Pós-Graduação.    

Os primeiros anos a partir de 2000 foram marcados por novas conquistas representadas por inúmeros cursos de graduação: Sistemas de informação (2009); Gestão Financeira (2010) e Marketing (2011). Em 2014 a Toledo Prudente foi credenciada como "Centro Universitário"  Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Para atender anseios do mercado, lançou três cursos em 2015: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. No mês de Agosto de 2016, o Sr. Milton Pennachi transferiu o cargo, apresentando como sua sucessora e nova Reitora, a Sra. Zelly Pennachi Machado. que o assumiu no dia 1º de Setembro como 1ª Reitora da Instituição. Para esse desafio, ela passou a contar com o apoio e deliberação dele próprio e das irmãs: Maria do Carmo de Toledo Pennachi - Pró-Reitora Financeira - e Maria Inês de Toledo Pennachi Amaral, Pró-Reitora Administrativa.

O ano de 2019 foi de novas conquistas para a Toledo Prudente. com o credenciamento para a oferta na modalidade de Educação à Distância. Além de outras ofertas dos cursos de graduação em Fisioterapia, Educação Física, Gastronomia, Estética e Cosmética e Nutrição. E não para aí: em 2021 o Centro Universitário iniciou uma parceria com a UNISUAN - Instituição do Rio de Janeiro - para a Oferta do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local. A 1ª Turma já está cursando essa modalidade. Para a Reitora da IES, Zelly Pennachi Machado "unir a tradição do Ensino de Qualidade com a inovação é importantíssimo. Para que o padrão Toledo Prudente siga as necessidades do mercado de trabalho" - disse.

Num ano marcado pela Pandemia de covid-19, a Toledo Prudente em seu propósito de dar continuidade ao sonho de tantos jovens se adaptou com bases sólidas, humanas e tecnológicas. Para que os alunos continuassem suas graduações, sem perda de aulas. Para isso, houve muitos investimentos em treinamentos, equipamentos, Software, Laboratórios virtuais, Empréstimo de Notebooks e a adequação do Centro Universitário para receber os alunos, sem colocar em risco a saúde deles, de Professores e Colaboradores.

NOTíCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  @altinocorreia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário