sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Presidente Prudente tributa homenagens a um Médico-Pioneiro, dando seu nome à sede da Secretaria Municipal de Saúde !

 O CASAMENTO NA VIDA DE UM MÉDICO NO INÍCIO DE SUA CARREIRA PROFISSIONAL: Aqui começa uma das mais importantes e longas jornadas do médico pioneiro de saudosa memória: Agora homenageado com justa razão: Dr. Ennio Botelho Perrone.   ---- FOTOS CEDIDAS  ----
Para exercer a Medicina, o Dr. Perrone - recem casado com D.Edite - deixou a Capital do Estado para se instalar no interior de São Paulo. Para isso, escolheu a cidade de Pereira Barreto-SP, para a iniciação de suas atividades com uma Clínica Médica bem equipada. 

Aqui, uma nova fase na vida da família Perrone: Reunidos em Presidente - em novo domicílio - 
aparecem: Dr. Ennio Botelho Perrone, Sra. Maria Edite Tenório Perrone e os filhos do casal: Luiz Francisco, Mário Luiz, Enio Luiz e Heloisa.
Decorridos alguns anos, a figura do médico-pioneiro Dr. Ennio Botellho Perrone é exaltada pelos Vereadores da 18ª Legislatura de Presidente Prudente, onde se inclui a figura respeitável de um dos seus herdeiros: o Médico e Vereador, Dr.Enio Luiz Perrone.
  O Prefeito Ed Thomas teve a iniciativa de reativar os méritos de um Médico-Pioneiro: Dr. Ennio Botelho Perrone, dando seu nome como homenagem à séde da Secretaria Municipal de Saúde - através da Lei 10.579/2021 - publicada no Diário Oficial do Município de Presidente Prudente-SP.
 A Câmara Municipal de Presidente Prudente em sua Sessão Ordinária de 25 de Agosto de 2021 aprovou com base na antiga "Lei das Denominações" um novo ítem que diz respeito a denominar o Prédio da Secretaria Municipal de Saúde. "Dr.Ennio Botelho Perrone" é o personagem dessa verdadeora história. "Ele merece" - disse o Prefeito Ed Thomas ao assinar a Lei 10.579/2021. 
                                           ------------------------------------------------------------
Prefeitura e Câmara Municipal de Presidente Prudente prestaram significativa homenagem ao Médico-pioneiro, Dr. Ennio Botelho Perrone, que desde longa data é lembrado e relembrado através da figura de seu filho, Dr.Enio Luiz Perrone que é um dos Vereadores de maior prestígio na cidade e região. A propósito, o Prefeito Ed Thomas assinou a Le nº 10.579/2021 - publicada no Diário Oficial do município - que denomina o prédio da Secretaria Municipal de Saúde "Dr.Ennio Botelho Perrone". Trata-se de uma homenagem ao saudoso médico urologista pelos serviços prestados à comunidade. Na presença dos Vereadores, o representante da Secretário da Saúde Marco Aurélio Lúcio considerou essa homenagem como uma honra a todos os Servidores Municipais. O Dr.Enio Luiz (filho) que há muitos anos vem prestando inestimáveis serviços como Vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal é uma referência para todos nós. Emocionado, o Dr. Enio Luiz Perrone contou a história de seu Pai. "Foi em Prudente que ele fez carreira como Médico e criou quatro filhos. Estamos muito felizes. Ele merece e é uma recompensa por todo trabalho que fez por Prudente". Já o Prefeito Ed Thomas acrescentou: "A assinatura dessa Lei é a correção de uma injustiça cometida no passado. É um privilégio poder assinar essa retratação durante minha gestão. A Secretaria Municipal de Saúde funciona hoje em prédio alugado e se mudar de local algum dia, o nome do Dr.Ennio Botelho Perrone será mantido. onde quer que ele vá". Para concluir, disse: "Nossa homenagem também à figura do Dr.Enio Perrone (filho) pelo que representa para todos nós: Acolhedor, Orientador, uma unanimidade".   

O "Curriculum Vitae" do Dr. Ennio Botelho Perrone é dos mais extensos. Nasceu em 1914 em São Paulo e faleceu em Presidente Prudente aos 78 anos de idade no dia 9 de Junho de 1992, Seu pai (Francesco Antonio Perrone) era italiano e a mãe (Maria Estrella Botelho Perrone), era brasileira. O extinto era viuvo em primeiras núpcias de D.Maria Edite Tenório Perrone, deixando os filhos; Luiz Francisco, Mário Luiz, Enio Luiz e Heloisa. Casado em 2ªs núpcias com Maria Amélia Leite Aranha Arruda. Dr;Ennio cursou diversas Instituições de Ensino em São Paulo antes de ingressar na Faculdade de Medicina da USP, em 1934 até sua formatura em 1940. Atuou como Estagiário na Santa Casa, Hospital Municipal, Casa de Saúde D.Pedro II e outros. E a escolha: Pereira Barreto - no interior de São Paulo - onde organizou o Serviço Cirúrgico. Foi sua 1ª referência como Diretor-Clínico do Hospital Tietê. Depois, Hospital Nossa Sra.Aparecida e Casa de Saúde Matarazzo em São Paulo e colaborador do Prof.Eurico da Silva Bastos, na Enfermaria de Cirurgia da mesma Organização (de 1943 a 1944). Simultâneamente, atuou como Urologista no IAPB em São Paulo.

A partir de 1945, Dr.Ennio transferiu seu Consultório para Presidente Prudente atuando inicialmente na Santa Casa como Cirurgião-Geral do Hospital "Aristóles de Oliveira Martins" como Cirurgião Geral, Diretor Clínico, Chefe de Enfernaria Geral e do Serviço de Urologia, entre 1958 e 1959. Como Diretor-Clínico da Santa Casa, precisou reorganizar o Corpo Clínico, dividindo-o por especialidades. Então, foi criada uma hierarquia funcional e juntamente com os membros do Conselho Tecnico Consultivo, uma completa regulamentação. Tudo foi aprovado e regulamentado em Assembleia da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente. Na continuidade dos serviços prestados à comunidade prudentina, foi Diretor Clínico da Casa de Saúde São Lucas, de 1949 a 1958 e daí a Novembro de 1962 manteve Consultório anexo ao Hospital São Luiz, exercendo suas atividades de Cirurgião-Geral e Urologista. 

A lista de serviços prestados à comunidade pelo Dr.Ennio Botelho Perrone é das mais extensas; palestras, conferências, entrevistas, debates sobre assuntos relacionados ao Exercício da Medicina, homenagens, comemorações e Atividades Sociais. Dessa forma ele adotou o Lions Clube como associado, tornando-se Vice-Diretor (três vezes), Membro de Honra e Governador do Distrito L-12   Serviços (1970/1971). É autor da "Cartilha Leonística"- traduzida para o Inglês e Italiano - apresentada em várias Convenções Internacionais. Recebeu a Medalha "Imperatriz Leopoldina" conferida pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo em 1955 e a Medalha Constitucionalista de 1932 como ex-combatente na frente Norte. Foi também Presidente do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos em Presidente Prudente. Sócio-fundador do Clube de Campo da Associação Paulista de Medicina/APM e Tenis Clube de Prudente. Além de Presidente da Escola de Pais e Obras de Vocações Sacerdotais como Patrono da Escola de Auxiliares de Enfermagem da Santa Casa de Pres.Prudente, entre 1958 a 1977.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   @altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário