domingo, 9 de janeiro de 2022

A Era dos Dinossauros tornou-se evidente nas pesquisas paleontológicas desenvolvidas na região de Presidente Prudente !


Parece incrível: mas a cidade de Presidente Prudente tornou-se o Centro das Atenções Gerais de cientistas do Brasil e do mundo. Especialmente das Universidades em busca de novas descobertas. Especialmente da Paleontologia, que acaba de localizar uma "ninhada" de ovos fossilizados de Dinossauros. Confira a notícia e a manchete (abaixo) da TV FRONTEIRA.  


A notícia repercutiu de forma sensacional. A "ninhada" de ovos de Dinossauros colocou o nome e a cidade de Presidente Prudente em evidência, pois já é conhecida como detentora do maior Dinossauro do Brasil, com 25 metros de comprimento. Veja acima, a manchete do G-1 da TV Globo.


E aqui, a tão falada "ninhada" de Dinossauros encontrada nos últimos dias do mês de Dezembro de 2021 na periferia de Presidente Prudente/SP. Antes, apareceu outra "ninhada" com ovos fossilizados de crocodilo que tb chamou a atenção dos Pesquisadores. Com destaque especial para o  Palentólogo William Roberto Nava, do Museu Paleontológico de Marília/SP que se deslocou para Pres.Prudente 
 

As escavações em busca de novos achados paleontológicos vem se desenvolvendo há alguns meses na periferia de Presidente Prudente. Especialmente no Parque dos Girassois e Bairro São João, onde foram resgatados fósseis, do mais alto significado para a Paleontologia mundial.


Desde a década 70 do século passado, temos acompanhado o trabalho desenvolvido por Geógrafos e especialistas em assuntos relacionados à Paleontologia. Um deles e de maior destaque foi o Prof.José Martin Suarez (Pepe),autodidata tendo sua iniciação como Geólogo e 41 anos de trabalho.


Em nosso Blog "Memórias de um Repórter do Interior" - Edição de Outubro de 2016 - destacamos: "Achado pré-histórico" resgatado em Presidente Prudente é notícia de repercussão mundial ! E o achado a que nos referimos diz respeito ao Maior Dinossauro do Brasil, aqui descoberto com 25 metros.



Ossos de Dinossauros foram coletados em vários pontos da região de Presidente Prudente, incluindo a nova alta paulista, Pirapozinho e Álvares  Machado, recebendo a visita do Pesquisador e Geólogo da FCT/Unesp, José Martin Suarez (Pepe). Esses materiais mostrados na foto, são mais recentes e foram localizados e recolhidos p/Eqúipe do Prof.Paleontólogo William Roberto Nava, do Museu Paleontológico de Marília/SP.


As principais peças desse "achado pré-histórico" foram localizadas e recolhidas por especialistas,   sob as ordens do Professor William Roberto Nava, do Museu Paleontológico de Marília/SP. Identificados como Parque dos Girassois e Bairro São João, na periferia de  Presidente Prudente foram os locais indicados para a descoberta desses achados pré-históricos. 
------------------------------------------------------------------

Na 1ª semana do ano 2022, o assunto que mais chama a atenção dos leitores foi a descoberta de um sítio Paleontológico - localizado entre o Parque dos Girassóis e o Bairro São João - na cidade de Presidente Prudente/SP. Na verdade, quem primeiro despertou interesse pelo assunto foi o saudoso Professor Pepe ( consagrado como o famoso Paleontólogo José Martin Suarez), com 41 anos de atuação como Voluntário e Pesquisador. Primeiro no Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Na época, o assunto ganhou projeção nacional e internacional nos anos 70 do século passado, quando o Prof. Pepe  (juntamente com o Prof.Fausto Souza Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), concluiram uma série de pesquisas que culminaram com a revelação de que o maior Dinossauro do Brasil (com 25 metros de comprimento) viveu em Presidente Prudente. Agora o assunto passa a ser defendido pelo Prof.William Roberto Nava, do Museu de Paleontologia de Marília/SP, que cumprindo pesquisas acabou encontrando aqui em Presidente Prudente (Parque dos Girassois), uma ninhada de ovos fossilizados de Dinossauros carnívoros. No mesmo local, há dois anos, ele revelou ter sido autor da descoberta de ovos fossilizados de crocodilo. A "ninhada" atual dos dinossauros carnívoros ganhou projeção mundial desde a semana passada.

As fotos que estamos inserindo nesta Edição servem de referencial para a cobertura dada por alguns veículos de comunicação. Em especial o G-1 da Globo, Agência Brasil, Revista Exame, Jornal O Imparcial - através da Coluna do Sinomar - Portal Prudentino e outros órgãos vinculados às Redes Sociais. Segundo diz O Imparcial: "Presidente Prudente acaba de entrar para o mapa das maiores descobertas mundiais da Paleontologia, com a localização de meia dúzia de ovos de dinossauros com mais de 60 milhões de anos. Sinomar acrescenta: "A região tem sido prodigiosa em descobertas semelhantes. Desde a década 90, com escavações que trouxeram à tona fósseis de diversas espécies de animais pré-históricos, como Titanossauros e Aves extintas".  O Paleontólogo WilIiam Nava, do Museu de Paleontologia de Marília/SP e responsável pela maioria dos achados diz que "Cientistas de Universidades Americanas e países da América Latina têm feito parcerias com seus pares no Bras'il, visando estuos desses achados".

Com informações da Prefeitura de Marília, a Agência Brasil esclarece que os ovos de crocodilos têm dimensões de 6 por 3,5 centímetros, enquanto  os de Dinossauros carnívoros, encontrados em Presidente medem em torno de 12 a 13 centímetros de comprimento por 6 a 7 centímetros de largura. "Normalmente, ovos fossilizados de crocodilos têm casca externa com textura porosa ou lisa. Já a casca dos ovos dos dinossauros carnívoros tem textura em forma de "ondinhas". que mais se parecem com "minhoquinhas onduladas". Segundo o Pesquisador William Roberto Nava, os ovos foram encontrados isoladamente e quem sabe se algunm desses 5 ovos não tenha um "embrião fossilizado", o que seria algo inédito no Brasil.

Recorda-se que em 1977 pela disputa de um osso pré-histórico de 80 milhões de anos presumíveis (entre alunos da APEC e da IPEA/Unesp), criou-se uma polêmica que quase termina em pancadaria e prisões. O fato que teve a intervenção do Diretor Regional do DER e comando do 18ºBPM-I registrou-se à margem da Rodovia Assis Chateaubriand no acesso para o Aeroporto de Presidente Prudente. O Professor Pepe (José Martin Suarez) disse na ocasião, que em suas aulas de campo no curso de Geologia têm encontrado com relativa frequência, restos de animais pré-históricos que viveram há 75 ou 80 milhões de anos. Esses restos - frisou - foram vistos incrustrados em rocha de cretácio superior junto à Estrada de Ferro e Rodovia. "Além de Dinossaurro - encontrado em Álvares Machado -   foram identificados restos de Tartarugas Gigantes e Crocodilos, pois a região é bastante rica em material fossilítico" - disse o Prof.Pepe a este Repórter Altino Correia,através do JORNAL DO BRASIL.    

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  @altinocorreia




Nenhum comentário:

Postar um comentário