Quem visita o Balneário "Cidade da Criança" em Presidente Prudente se depara em 1º lugar, com este Tanque de Guerra, doado p/Exército Brasileiro e agora, bem ornamentado com a restauração e as mais belas cores. Foi um trabalho desenvolvido pelo Grafiteiro e Artista Plástico, Itamar Xavier de Camargo.
Nosso trabalho foi produzido para marcar os 100 Anos da Semana de Arte Moderna em Presidente Prudente - e por justa razão - evidenciar o trabalho dos Grafiteiros. A começar p/Prof.Itamar Xavier de Camargo, que tanto tem contribuído para mostrar o que de bom aqui se realiza em prol da comunidade.
Um ponto estratégico para quem trafega ou estaciona com atenções voltadas para os eventos do Tenis Clube de Presidente Prudente. A Grafitagem do muro se localiza em ponto estratégico da Avenida Washington Luís - sentido bairro/cidade - 0 Tenis Clube tem história fantástica, a começar p/cobertura.
Aqui, um novo e belo visual que chama a atenção de todos que transitam diariamente por este local.
As Eqúipes de Grafiteiros se mantém em evidência e estão transformando o visual de nossa periferia.
Na grafitagem do Prof.Itamar Xavier de Camargo, imagens vivas para ilustrar e embelezar a cidade de Presidente Prudente, que teve o privilégio de realizar os mais importantes trabalhos de Arte e Cultura, inclusive na abordagem dos 100 Anos da Semana de Arte Moderna, em 1922.
-------------------------------------
Nesta semana a comunidade prudentina prestou significativa homenagem aos 100 Anos da Semana da Arte Moderna, um acontecimento auspicioso verificado no País a partir de Fevereiro de 1922. O maior destaque foi dado pelos Grafiteiros, liderados por Itamar Xavier de Camargo. Os trabalhos relativos à 3a.fase do Grafite Festival se concentraram num trecho da Avenida Washington Luís, defronte ao Tenis Clube. Lá existe um espaço físico especialmente reservado para o registro de imagens relacionadas à história de Presidente Prudente, com mais de 20 profissionais do grafite marcando sua atuação. Essa manifestação de Arte e Cultura já é observada em inúmeros pontos da cidade. Alíás, a 1ª imagem reproduzida pelo grafiteiro e Prof.Itamar Xavier, pode ser visualizada no Portal da "Cidade da Criança"; É representada por um "Tanque de Guerra" que recebeu coloração e aspectos diferenciados dos demais, graças à iniciativa do Grafiteiro a que nos referimos. Além do Prof.Itamar, outros grafiteiros também se revelaram e participaram atualmente de uma das fases mais positivas que se tem notícia, através da realização de trabalhos referenciais aos 100 Anos da Semana de Arte Moderna. Jotacê Cardoso e Cido Oliveira - faz releituras das obras de Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. A Mostra de Arte que começou nesta semana em Presidente Prudente no Centro Cultural Matarazzo e vai até o dia 31 de Março sob o tema: "Foto Pintura". Mas também existe a participação de outros integrantes das Artes Plásticas - incluindo João Célio, Strick e Preto TNA - solidários nesse evento altamente significativo. Na programação seguinte o escolhido foi o Jardim Cobral, de 20 a 27 de Fevereiro. Recentemente, Itamar recebeu com empolgação aqui em Pres.Prudente a visita do famoso grafiteiro Kobra. Com ele, teve a oportunidade de produzir um trabalho digno de louvores na Escola João Franco de Godoy/Navio (no Jd Paulista). O evento teve ampla cobertura da Rede Globo, aqui representada pelo Produtor Luciano Huck. No tocante ao evento atual é a história que se repete em Presidente Prudente: 100 anos depois !
O modernismo no Brasil abrange a arquitetura, a escultura e a pintura. Essa corrente artística se consolidou no Ano de 1922 com a realização da Semana da Arte moderna, contando inclusive com a Arte Acadêmca. Isso contribuiu para uma mudança estética em prol do Movimento Modernista no Brasil. "Arte Moderna" foi a denominação dada aos movimentos que brotaram na Europa e depois se estenderam a outros pontos do mundo. Nas Artes Plásticas surgiram diversas vertentes, como: expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, futurismo, surrealismo e dadaismo - conforme opinião de Laura Aidar - Arte Educadora e Artista Visual. Assim, começa a surgir a necessidade de um novo tipo de arte que transmita os anseios vigentes e as esperanças no futuro. Nomes essenciais nesse movimento foram de Lasar Segall (1891/1957) e Anita Malfatti - considerados precursores - da Arte Moderna no País. A Arte de Anita foi duramente criticada e mal compreendida, sobretudo por Monteiro Lobato.
Com toda essa movimentação sobre a Semana da Arte Moderna (conforme publicação especializada), são explorados os novos rumos na Arte e na Literatura: "Assim, eles decidiram organizar uma espécie de Festival onde tornou-se possível apresentar suas mais novas produções. Dessa forma, nasce: "A Semana de Arte Moderna", ou "Semana de 22" como também ficou conhecida. O evento fez parte das comemorações dos 100 Anos de Independência do Brasil em 1922, sendo realizado no Teatro Municipal de São Paulo - de 13 a 28 de Fevereiro - desse mesmo ano. A intenção dos Artistas era trazer novidades e desafiar os padrões vigentes da Arte (ainda muito conservadora) e atrelada aos valores do Século XIX. Os primeiros eventos sobre a Semana da Arte Moderna em São Paulo aconteceram nos dias: 13,15 e 17 de Fevereiro de 1922 no Teatro Municipal, com animação do Maestro Villa Lobos.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: @altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário