"Não tenho uma atuação acadêmica ativista em defesa dos direitos das mulheres. Mas espero na condição de Diretora da FCT poder avançar e atuar em prol das pautas feministas que afligem a nossa sociedade" - disse em discurso de posse a Profª.Drª.Cristina Maria Perissinotto Baron. Agradeço aos membros da comunidade unespiana de Presidente Prudente que votaram na chapa "FCT Democrática para Todos e Todos", por acreditar na proposta do Plano de Gestão...
Após cumprir a programação elaborada para a solenidade de posse no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, os dirigentes da Mesa de Trabalhos, tendo a frente o Magnífico Reitor, Pasqual Barreti, o Pró-Reitor Raul Borges Guimarães, a Diretora Profª.Drª Cristina Maria Perissinotto Baron e o Vice-Diretor Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula rumaram para a FCT/Unesp.
Aqui, o 1º e mais importante encontro do Ano - depois de cumprir dois anos de total paralização - provocada pela Pandemia de Covid-19. No retorno para os novos calouros, alunos de graduação e pós-graduação, bem como Docentes, daqui para a frente tudo se normaliza. Com máscara. Ok ?
Nos primeiros dias do mês de Abril a comunidade universitária da região de Presidente Prudente teve a oportunidade de retornar às atividades na Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP sediada em Presidente Prudente/SP. Depois de um periodo de paralisação em decorrência da Pandemia de Coronavírus - que durou exatamente dois anos - tudo foi restabelecido, começando pelos Calouros em número de 640 convocados para participar do 1º Encontro do Ano no Anfiteatro da FCT/Unesp. Tudo transcorreu na mais perfeita ordem e na sequência, presença e participação de alunos de graduação e pós-graduação, Docentes, Servidores e a comunidade em geral. Presença e participação dos novos Diretores: Profª.Drª.Cristina Maria Perissinotto Baron e Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula (eleitos e empossados em ato solene realizado no Centro Cultural Matarazzo), tendo ao seu lado o Magnífrico Reitor Professor Pasqual Barreti e do Pró-Reitor Prof.Dr.Raul Borges Guimarães. Por sinal, no dia seguinte ao ato de posse, o Reitor fez questão de conhecer o Campus Universitário da FCT/Unesp, sendo acompanhado pelos novos Diretores, com os quais participou de importante reunião na sede da Universidade em Presidente Prudente. Desde o início da última semana, as aulas estão sendo desenvolvidas no formato presencial; porém, com uma exigência: Uso obrigatório de máscaras.
Ao concorrer à escolha os novos dirigentes da FCT/Unesp para o quatriênio 2022/2026, fizeram as seguintes declarações ref.ao Curricullum Vitae: Profª.Drª.Cristina Maria Perissinotto Baron: Do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, desde 2006. Atua no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e desenvolve atividades de pesquisa e extensão, com as seguintes temáticas: Arquitetura, habitação de interesse social, patrimônio de interesse cultural e arquiteetônico; políticas habitacionais, planejamento e expansão de cidades médias. Da mesma forma, o Vice-Diretor, Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula - do Deptº de Geografia desde 2010 - acrescenta: Atuo nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia e desenvolvo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, com os seguintes temas: globalização, movimentos separatistas, nacionalismo, sindicalismo decente. associativismo, greve de professores, campo educacional e movimentos sociais urbanos e rurais. Os dois - Direetora e Vice-Diretor da FCT/Unesp defendem uma "Universidade Protagonista na Transformação Social e que sirva de referência para a comunidade interna e externa, por meio de ações inovadoras e criativas que contribuam com o desenvolvimento social, local e regional.
Na cerimônia de posse verificada na noite de 22 de Março no Teatro Paulo Roberto Lisboa (do Centro Cultural Matarazzo), a Profª Drª Cristina Maria Perissinoto Baron depois de um relato minucioso de suas atividades profissionais, declarou: Agradeço aos membros da comunidade unespiana de Pres. Prudente que votaram na chapa "FCT democrática para Todas e Todos, por acreditar na proposta do Plano de Gestão, proposta essa construída coletivamente por um grupo de docentes, servidores e alunos. Aos quais também agradeço pelo apoio, contribuições, debates, críticas e a oportunidade de construir junto com voces uma proposta para que a nossa unidade venha a ser protagonista na transformação social . Por meio de ações inovadoras e criativas que contribuam com o desenvolvimento social, local e regional". Quando começamos essa jornada, sempre me questionava e discutia com o Ricardo - nosso Vice-Diretor - sobre o porque dessa nossa candidatura ? E a conclusão a que chegávamos é que "se você quer trasformações é necessário trabalhar por elas. A mudança paradigmática por uma Universidade mais democrática só acontecerá se tivermos pessoas que acreditam e estejam comprometidas com a proposta - e é nisso que eu acredito". Agradeço minhas filhas: Luiza e Marina - pelo apoio e paciência nestes meses e peço mais paciência pelos próximos quatro anos.
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: @altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário