domingo, 10 de abril de 2022

Nova Diretoria da FCT/Unesp determina volta às aulas presenciais com Calouros, Docentes e Alunos de Graduação e Pós-graduação !


Espero na condição de Diretora da FCT poder avançar e atuar em prol das pautas feministas que afligem a nossa sociedade. As mulheres são maioria nas Universidades brasileiras. Mas têm muito mais dificuldades no mercado de trabalho e seus salários (na maioria das vezes) são inferiores.                                                                                                                                                                                 (Profª.Drª. Cristina Maria Perissinotto Baron) 

"Não tenho uma atuação acadêmica ativista em defesa dos direitos das mulheres. Mas espero na condição de Diretora da FCT poder avançar e atuar em prol das pautas feministas que afligem a nossa sociedade" - disse em discurso de posse a Profª.Drª.Cristina Maria Perissinotto Baron. Agradeço aos membros da comunidade unespiana de Presidente Prudente que votaram na chapa "FCT Democrática para Todos e Todos", por acreditar na proposta do Plano de Gestão...

Eleito e empossado Vice-Diretor da FCT/Unesp para o próximo quatriênio, o Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula é graduado em História pela Universidade de Maringá/PR e FCT/Unesp-Pres.Prudente, Pós-Doutorado pela Universidade Lumiere 2 Lyon/França. Atua como Prof.Assistente/Doutor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia pela FCT/Unesp e Experiência na Área de História com ênfase em História do Brasil e História Contemporânea.

 Após cumprir a programação elaborada para a solenidade de posse no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, os dirigentes da Mesa de Trabalhos, tendo a frente o Magnífico Reitor, Pasqual Barreti, o Pró-Reitor Raul Borges Guimarães, a Diretora Profª.Drª Cristina Maria Perissinotto Baron e o Vice-Diretor Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula rumaram para a FCT/Unesp.  

Aqui, o 1º e mais importante encontro do Ano - depois de cumprir dois anos de total paralização - provocada pela Pandemia de Covid-19. No retorno para os novos calouros, alunos de graduação e pós-graduação, bem como Docentes, daqui para a frente tudo se normaliza. Com máscara. Ok ?

 a                                                                                      No decorrer do dia, os Dirigentes Universitários cumpriram extenso programa, lembrando que além das perdas, a Pandemia escancarou a nossa humanidade e o isolamento social mostrou como somos frágeis. E tem mais: Como o convívio é a base para qualquer sociedade que se pretenda evoluír, com ações inovadoras e criativas que contribuam para o desenvolvimento social, local e regional.

    A Universidade Pública tem a obrigação de chamar para sí o debate e o esclarecimento de sua população, com dados científicos confiáveis para que o conhecimento que possibilite o debate qualificado; e deste modo possa dar suporte para as tomadas de decisões dos gestores públicos.

   A Pandemia - além das perdas - escancarou a nossa humanidade. O isolamento social  mostrou como somos frágeis e como o convívio é a base para qualquer sociedade que se pretenda evoluír. Os novos calouros criaram ânimo e vieram com o propósito de frequentar em termos presenciais as aulas ministradas no Campus da FCT/Unesp. Graças a nova abertura. dada gratuitamente a todos.
                                                    ===================================

Nos primeiros dias do mês de Abril a comunidade universitária da região de Presidente Prudente teve a oportunidade de retornar às atividades na Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP sediada em Presidente Prudente/SP. Depois de um periodo de paralisação em decorrência da Pandemia de Coronavírus - que durou exatamente dois anos - tudo foi restabelecido, começando pelos Calouros em número de 640 convocados para participar do 1º Encontro do Ano no Anfiteatro da FCT/Unesp. Tudo transcorreu na mais perfeita ordem e na sequência, presença e participação de alunos de graduação e pós-graduação, Docentes, Servidores e a comunidade em geral. Presença e participação dos novos Diretores: Profª.Drª.Cristina Maria Perissinotto Baron e Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula (eleitos e empossados em ato solene realizado no Centro Cultural Matarazzo), tendo ao seu lado o Magnífrico Reitor Professor Pasqual Barreti e do Pró-Reitor Prof.Dr.Raul Borges Guimarães.  Por sinal, no dia seguinte ao ato de posse, o Reitor fez questão de conhecer o Campus Universitário da FCT/Unesp, sendo acompanhado pelos novos Diretores, com os quais participou de importante reunião na sede da Universidade em Presidente Prudente. Desde o início da última semana, as aulas estão sendo desenvolvidas no formato presencial; porém, com uma exigência: Uso obrigatório de máscaras.

 Ao concorrer à escolha os novos dirigentes da FCT/Unesp para o quatriênio 2022/2026, fizeram as seguintes declarações ref.ao Curricullum Vitae: Profª.Drª.Cristina Maria Perissinotto Baron: Do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, desde 2006. Atua no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e desenvolve atividades de pesquisa e extensão, com as seguintes temáticas: Arquitetura, habitação de interesse social, patrimônio de interesse cultural e arquiteetônico; políticas habitacionais, planejamento e expansão de cidades médias. Da mesma forma, o Vice-Diretor, Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula - do Deptº de Geografia desde 2010 - acrescenta: Atuo nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia e desenvolvo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, com os seguintes temas: globalização, movimentos separatistas, nacionalismo, sindicalismo decente. associativismo, greve de professores, campo educacional e movimentos sociais urbanos e rurais. Os dois - Direetora e Vice-Diretor da FCT/Unesp defendem uma "Universidade Protagonista na Transformação Social e que sirva de referência para a comunidade interna e externa, por meio de ações inovadoras e criativas que contribuam com o desenvolvimento social, local e regional.

Na cerimônia de posse verificada na noite de 22 de Março no Teatro Paulo Roberto Lisboa (do Centro Cultural Matarazzo), a Profª Drª Cristina Maria Perissinoto Baron depois de um relato minucioso de suas atividades profissionais, declarou: Agradeço aos membros da comunidade unespiana de Pres. Prudente que votaram na chapa "FCT democrática para Todas e Todos, por acreditar na proposta do Plano de Gestão, proposta essa construída coletivamente por um grupo de docentes, servidores e alunos. Aos quais também agradeço pelo apoio, contribuições, debates, críticas e a oportunidade de construir junto com voces uma proposta para que a nossa unidade venha a ser protagonista na transformação social . Por meio de ações inovadoras e criativas que contribuam com o desenvolvimento social, local e regional". Quando começamos essa jornada, sempre me questionava e discutia com o Ricardo - nosso Vice-Diretor - sobre o porque dessa nossa candidatura ?  E a conclusão a que chegávamos é que "se você quer trasformações é necessário trabalhar por elas. A mudança paradigmática por uma Universidade mais democrática só acontecerá se tivermos pessoas que acreditam e estejam comprometidas com a proposta - e é nisso que eu acredito". Agradeço minhas filhas: Luiza e Marina - pelo apoio e paciência nestes meses e peço mais paciência pelos próximos quatro anos. 

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  @altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário