Na somatória já se passaram oito anos, que foram merecedores da atenção de nossos dirigentes.
Nos fundos de vales numa extensa faixa vem sendo plantadas novas mudas para compor a arborização.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tomou todas as medidas necessárias para cumprir esse compromisso, adquirindo e distribuindo mudas para compor a Arborização geral da cidade.
Milhares de mudas de árvores frutíferas ou ornamentais foram distribuídas para plantio imediato.
O Vereador Ênio Luiz Botelho Perrone (Dr) tomou a iniciativa de propor o Projeto "Prudente mais Verde" há oito anos. Os primeiros resultados foram positivos e o plantio prossegue.
Essa plantação é constante e tornou-se rotina, desde a aprovação do Projeto "Prudente mais verde"
Esta área verde precisa - e merece - atenção especial, inclusive com o replantio de novas árvores.
Aqui se pode visualizar uma área do Parque do Povo a partir da Avenida José Soares Marcondes. A quadra que se vê nesta foto corresponde a um trecho intermediário, pois o início está situado bem acima do trecho ora citado (a partir da Avenida Brasil). E por sinal: bem arborizado !
-------------------------------------------------------------
Decorridos aproximadamente oito anos faz sentido em todos os quadrantes da cidade de Presidente Prudent, uma nova arborização criada por iniciativa do Vereador Ênio Luiz Tenório Perrone, através da Lei Nº 8.541/2014. No transcorrer dos anos - como já era esperado - surgiram em alguns pontos, sérios e graves problemas para preservação das áreas verdes. O plantio inicial foi estabelecido em torno de 15 mil árvores. Posteriormente, ampliado em novas áreas públicas, principalmente nos fundos de vales e na periferia, que passaram a receber novos núcleos habitacionais, incluindo condomínios residenciais. O Programa Municipal de Arborização Urbana "Prudente mais verde" se desenvolveu através de um conjunto de ações educativas, preventivas e de implantação efetiva de gestão, manejo e conservação de áreas verdes urbanas. O Artigo 4º estabelece que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - através do Programa de Arborização "Prudente mais verde" - deve incentivar iniciativas voluntárias individuais e coletivas de plantios em bairros, ruas, áreas de recreação, adensamento vegetal e reflorestamentos. Ao mesmo tempo, incentivar a formação de grupos organizados de preservação e conservação da vegetação e manutenção de áreas de recreação e parques municipais. O Artigo 3º diz respeito à coordenação de programas específicos de educação e monitoramento ambiental. Todas as ações a serem desenvolvidas através deste Programa deverão observar critérios de distribuição de espaços públicos livres, que deverão ser delimitados, tendo em vista condições de acessibilidade, de carências sociais, de manutenção dos recursos ambientais finitos e de proteção de solos frágeis. (Decreto assinado pelo Prefeito Milton Carlos de Mello).
Criado o Programa Municipal de Arborização Urbana foi desenvolvido o Projeto "Prudente mais verde" com apoio e participação da comunidade, através do plantio e conservação das mudas. Trata-se de uma medida de fundamental importância para o processo de arborizaçao urbana. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente admite que a cidade precisa ter uma floresta urbana que ofereça sombra agradável, variedade de flores e frutos. Também e principalmente, uma garantia de maior biodiversidade para a população. No relatório elaborado pelo Vereador Enio Perrone (Dr.) ficou certo o apoio da Prudenco através de uma parceria com a SEMEA com plantio de 2.900 mudas de árvores na Área de Preservação Ambiental do Distrito Industrial. Como resultado, foram plantadas: Arueira Pimenteira, Angico do Mato, Pau-Jacaré, Cedro e Paineiras. Mas o maior destaque verificou-se na "Cidade da Criança", onde ocorreu o plantio de 10.000 mudas de árvores em um único dia. A área localizada no Kartódromo é constituída de 11.481,52 metros quadrados. Foi uma obra de parceria com diversas instituições, reunidas com um só ideal: A transformação do Meio Ambiente.
Na somatória geral, mais de 30 mil mudas foram plantadas no decorrer dos últimos anos, abrangendo imensa área territorial. Desde o Campus da FCT/Unesp, Fundos de Vales, Condomínios, Fundos do Cemitério São João Batista, Córrego Saltinho, Parque São Matheus, Residencial Damha I e Damha II, Entorno do IBC, Higienópolis, Parque Alexandrina, Distrito Industrial na área da Rodovia Ângelo Rena, Bairro Morada do Sol, Balneário da Amizade, Distrito não poluente Achiles Ligabô, Jd.Itapura (junto ao Lar Santa Filomena), Cidade da Criança, Bairros João Domingos Netto, Cremonezi, Bela Vista e Tapajós, Parque Ecológico São Lucas e outros. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (que tem o apoio da UNIMED), esclarece que a cidade precisa ter uma temperatura amena, sem formação de zonas de calor, evitar as variações climáticas, aumentar as áreas de lazer em Parques e Praças, melhorando a qualidade do ar, dentre outros benefícios.
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: @altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário