Batizada com o nome próprio de Maria Aparecida Ajala de Jesus - CIDA AJALA - iniciou sua carreira profissional ainda criança, aos seis anos de idade, tendo o violão como seu 1º instrumento musical.
- F O T O S C E D I D A S -
De Violão na mão tudo ficou mais fácil: e "Menino da Porteira" foi a música escolhida como preferencial na vida da nova cantora, que surgiu de forma inesperada na cidade de Presidente Prudente.
Cida Ajala ganhou fama inicialmente como Cantora e depois, como Compositora. Mas enfrentou sérias dificuldades, chegando a ser barrada pelo marido. Somente depois de sua morte é que ela pode retornar.
Para quem tem vocação artística, cantar representa o início de uma carreira profissional dotada de grandes oportunidades. Daí, a necessidade de uma preparação para o repertório adotado por Cida Ajala.
No histórico da cantora e compositora Cida Ajala há uma série de informações que dizem respeito às suas conquistas: usando seu talento, ela foi buscar inspiração e se realizou na música sertaneja !A nível nacional ela conquistou o público - que foi buscar na Amazônia e outras regiões do País - não faltando nessa consagração a fabulosa Festa do Peão de Barretos e muitos outros eventos tradicionais.
No esquema de Cida Ajala, não faltam convites para sua participação em grandes eventos que envolvem as Emissoras de Rádio e Televisão que são veículos de comunicação permanente de nossa Cantora.
Aqui, um encontro dos mais agradáveis dos comunicadores dos grandes eventos da música e da poesia.
Cida Ajala -cantora e compositora- tem presença marcante nos eventos Agropecuários de toda a região.
Com um repertório variado, Cida Ajala sempre se faz presente aos eventos agropecuários da região de Presidente Prudente e Profissionais gabaritados também a acompanham nas apresentações públicas.
A Harpa e o harpista paraguaio Derliz Fernandes e outros profissionais fazem parte da Equipe de Cida Ajala nas apresentações públicas dos maiores eventos Agropecuários do Estado de São Paulo. Não faltando os Programas de Rádio e TV, as festas Juninas e Julinas e outras celebrações. Uma dos mais importantes está programada para o dia 25 de Agosto de 2022 em Barretos/SP.
-----------------------------------------------
Foi em 2013 - exatamente há 9 anos - que tivemos o prazer e a honra de trazer para o nosso Blog a figura cativante de Cida Ajala, considerada desde então como representante da cultura caipira no Brasil e no mundo. Tida como sucessora das Irmãs Galvão e da saudoso cantora e violeira Inezita Barroso, Cida Ajala vem usando seu talento e inspiração para conquistar o mundo (especialmente o sertanejo), que ela tão bem interpreta. É cantora, compositora, integrante da Orquestra de Viola Caipira Municipal de Presidente Prudente. E aqui, ela recebeu inúmeras premiações como o Trofeu "Nevado de Ouro". A nivel nacional, ela conquistou o público da famosa Festa do Peão de Barretos e Festa dos Tropeiros de Penápolis/SP, onde divide o palco com outros famosos Astros e Estrelas da música brasileira. Especialmente do gênero sertanejo, onde tb se inclui a famosa Estrela Perla, do Paraguai, além de outros famosos interpretes da cultura caipira. É a própria Cida Ajala - cujo nome de batismo é Maria Aparecida Ajala Jesus - que se encantou com a viola muito cedo. Mas com o casamento teve seu sonho interrompido até a morte do marido. Aí, ela tomou novo rumo e foi buscar inspiração na música sertaneja, fazendo da Orquestra de Viola Caipira de Presidente Prudente sua nova família. Ao mesmo tempo colocou em evidência um novo projeto denominado "Musicando sua Poesia", com trabalhos que já revelaram inúmeros compositores. Essa atividade deu à Cantora e Compositora o Troféu "Benjamim Resende", conferido pela Associação Prudentina de Escritores/APE.
Como Compositora renomada, Cida Ajala teve participação na trilha sonora de um filme denominado "Sortilégio de Paixão", gravado em paises africanos como Moçambique e Angola, Também na América do Sul - especialmente na Colômbia - que incluiu as músicas "Ritmo caliente" e "Por que me deixou?" Posteriormente músicas que envolvem Portugal, Argentina e outros países. Enquanto isso, aqui em Presidente Prudente, novos projetos foram cumpridos no decorrer dos últimos anos, desde o lançamento do Álbum Musical Regional, com 18 poesias musicadas por Cida Ajala. No decorrer dos últimos tempos, ela vem cumprindo uma intensa programação que envolve participação em eventos famosos (como o da Festa do Peão de Barretos), este ano no dia 25 de Agosto. Também: programas de Rádio Cultura da Amazônia e Rádio Cultura/FM de Adamantina, onde terá importante evento programado para o dia 25 de Agosto/2022 com a Festa do Peão. Antes porém, participará de um evento da FATEC com 500 alunos, num Encontro de Violeiros, Na Televisão, Cida Ajala é destaque no Estado de Santa Catarina, com um programa semanal na TV Xanxerê (aos Sábados às 08h00). Neste período, shows diversos envolvem Festas Juninas. Em 2022 - destaque para FEJUPI de Pirapozinho/SP; Além disso, se inclui: o SESI Regional de Pres.Prudente, "Missa Julina Sertaneja" e "Arraiá" na Igreja Santa Rita de Cássia em Pres.Prudente. Tb: Festa Julina na Praça do Centenário no Pq do Povo, em Presidente Prudente. Em Agosto: Festa dos Tropeiros em Penápolis (14 de Agosto)
Mesmo respeitando as normas estabelecidas pela Pandemia, Cida Ajala juntamente com Anselmo Ferreira e outros, têm dado ampla divulgação às normas e restrições impostas à população. Pela Internet ela mantém contato constante com as fontes noticiosas e daí surgiu a ideia de um projeto constituído para o "I Album Musical da Poesia", implantado por sugestão da Profª Isabel Castanha Gil, que coordena o PRENAP com contato dos produtos regionais da Nova Alta Paulista. Nas gravações, arranjos musicais envolvendo Anselmo Ferreira (Viola), Derliz Fernandes (Harpa) e Emerson Barbosa (Acordeon). Além da produção musical de Leandro Silva, que ganhou vários prêmios. Vibrante, Cida Ajala diz que "não apenas Presidente Prudente e região poderão acompanhar esse lançamento Online, mas praticamente toda a comunidade regional. No lançamento, o mundo todo se envolveu, considerando o alcance das Emissoras de Rádio e Televisão de Angola e outros países de lingua portuguesa conectadas nessa cobertura. O sucesso já se faz sentir. "Será uma benção de Deus, estou muito feliz" - concluiu Cida Ajala.
Detalhes interessantes: Cida Ajala começou sua carreira artística aos 6 anos de idade, quando se interessou pelo Violão do tio que morava em Presidente Prudente, com o qual começou a cantar "Menino da Porteira". Depois dividiu sua preferência pela Harpa, adotada para seu acompanhamento em algumas músicas. Aos 9 anos foi convidada a participar de um programa da Rede Globo/SP. Mas recusou a proposta porque o tio não permitiu. Na somatória geral ela diz ter adotado para interpretação e gravação cerca 60 músicas, das quais, 30 de sua autoria. Videos gravados tb alcançaram cerca de 60 músicas. Para a TV Xanxerê foram editados (aqui mesmo em Pres.Prudente) e exibidos nos últimos meses mais de 20 Programas Especiais.
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL = Para se atualizar, acesse o Twitter: @altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário