terça-feira, 4 de outubro de 2022

Prof.Benjamim Resende participa da entrega de Troféus e lança seu 4º Livro: destinado a Escritores da região !



O MÊS DE SETEMBRO EM PRES.PRUDENTE FOI MARCANTE SOB TODOS OS ASPECTOS 

Aqui, nos reportamos a duas matérias especiais: a entrega dos Troféus da Associação Prudentina de Escritores/APE, representada pelo seu Presidente, Prof.Carlos Francisco Freixo e o lançamento simultâneo da 4ª Edição do livro "Raizes Prudentinas Centenárias", no SENAC em Pres.Prudente.
Os amigos mais próximos do Prof.Benjamin começam a chegar para prestigiar o lançamento editorial do livro "Raízes Prudentinas Centenárias" (4º Volume) em comemoração aos 40 anos do SENAC em Presidente Prudente, no dia 28 de Setembro de 2022.      ----  ( F O T  O S   C E D I D A S ) ----
No Auditório do SENAC/Presidente Prudente é dada a palavra ao Escritor e Historiador Prof. Dr. Benjamim Resende para falar sobre a pujança do comércio e sua convivência com nossa população. 
A Associação Prudentina de Escritores dirigida pelo Prof.Carlos Francisco Freixo, promove há alguns anos a premiação relativa a trabalhos desenvolvidos na cidade e região. Os melhores textos, postagens ou publicaçóes concorrem ao Troféu Anual da A.P.E. 
Aqui, marcando as comemorações alusivas ao 105º Ano de Fundação de Presidente Prudente foram programados dois eventos: No Centro Cultural Matarazzo dia 13/Setº - entrega dos Troféus - e no SENAC (dia 28/Set°), para assinalar seu 40º Ano de instalação com o lançamento da série "Raízes Prudentinas Centenárias" em sua 4ª Edição comemorativa.

Famílias tradicionais da cidade e região de Presidente Prudente foram aqui (no Senac), representadas
em homenagem ao Prof.Benjamin Resende e sua filha Vanessa, responsáveis pelo lançamento editorial da série "Raízes Prudentinas Centenárias" à disposição de todas as empresas ou pessoas interessadas. 
Prof.Benjamin Resende e sua filha Vanessa tiveram a oportunidade de conversar com gente importante que veio especialmente para prestigiá-los nesse lançamento editorial, conhecido e  bastante  difundido nos meios culturais e empresariais de Presidente Prudente e região.

Nas dependências do SENAC em Pres.Prudente, o Prof.Benjamim e sua filha Vanessa atenderam prontamente todas as pessoas que aqui vieram prestigiar o lançamento do 4º Livro da Série "Raízes Prudentinas", um relato histórico dos que aqui nasceram ou vieram participar de seu desenvolvimento. 
 O lançamento do 4º Volume da Série "Raízes Prudentinas Centenárias" despertou a atenção e o interesse de muitos visitantes. O Prof.Benjamin Resende tem um relacionamento impressionante. Em tudo que ele participa é a garantia de um trabalho bem produzido, especialmente sobe nossa história.
Amigos de longa data vieram prestigiar este ano, a entrega do "Troféu Benjamin Resende" no Centro Cultural Matarazzo no dia 13 de Setembro) e posteriormente no SENAC, onde no dia 28 de Setembro   foi feito o 4º lançamento da série "Raízes Prudentinas" em alusão ao Centenário de Pres.Prudente. 

Para festejar o êxito do lançamento editorial do Livro "Raízes Prudentinas Centenárias" - 4ª Edição - o Prof.Benjamin Resende concedeu autógrafos a  todos que o procuraram nessa temporada. Como lembrança: uma foto geral, comemorativa dos seus 40 anos do SENAC em Presidente Prudente. 
-----------------------------------------------------------
Os 105 anos de fundação da cidade de Presidente Prudente marcaram no mês de Setembro de 2022 dois importantes acontecimentos na área cultural: a entrega do Troféu da A.P.E. - Associação Prudentina de Escritores - e atribuídos aos melhores trabalhos elaborados na área regional. Além do lançamento (no SENAC) do livro "Raizes Prudentinas Centenárias", de autoria do Professor e Historiador Benjamin Resende. Foram dois importantes acontecimentos para se comemorar os 105 anos da fundação de Prsidente Prudente. O Livro com 238 páginas representa a 4ª Edição aqui produzida. A página 59 nos chama a atenção o nascimento da cidade para a política em 1922 com a eleição da 1ª Câmara Municipal, onde se evidenciaram 4 personalidades: O fundador e 1º Presidente da Câmara Municipal, Cel.Francisco de Paula Goulart, Antônio Queiroz, Paulo M.Machado e Ulysses Ramos (todos sentados ao lado de uma mesa). "Em 1922 nascia Presidente Prudente para a política" e acrescenta: Festejava-se o Centenário da Independência. Nesse ano, o eleitorado compunha-se de 1.305.825, ou seja: 36% da população brasileira de 28.542.000 habitantes e o "Coronelismo" mandava e desmandava.
No livro de  autoria do Prof. Benjamin Resende  está escrito: Presidente  Prudente sofria influência política de Campos Novos Paulista e de Conceição de Monte Alegre que temiam a formação de um núcleo novo com  gente nova, cujo poder  haveria  de  escapar de seu domínio,  Nesse mesmo  ano realizou-se eleição para Juiz de Paz.Tanto de Presidente Prudente como de Santo Anastácio.Elegendo-se: Francisco Freire - 1º Juiz de  Paz e  o  segundo, Correia  de  Almeida. Este, Goularista e  aquele marcondista e para Santo Anastácio, o Ramista Nicodemo Rinaldi. Depois dessa eleição realizada em Conceição de Monte Alegre, foram eleitos os Vereadores de Presidente Prudente:  Francisco de  Paula Goulart, Antônio Queiroz Sobrinho, Paulo de Mello Machado (da ala política de Goulart), Emílio Mori e Ulysses Ramos de Castro - marcondistas - que  elegeram o  1º  Prefeito  de  Presidente Prudente, em eleição indireta. Cabendo a Paulo de Mello Machado  dirigir  os  destinos  do  novo  município. O Cel. Goulart antevendo o futuro de sua Vila e cheio de lutas, pede ao Mártir São Sebastião: "A paz, acima de tudo; a luta à qualquer hora e a fé há de ser o archote para a luz da política" - finalizou. 

Na Revista DOMINGO - que circula como Suplemento Dominical do Jornal O IMPARCIAL - o Prof.Benjamin vem reproduzindo alguns textos estraídos de seus livros. Um desses artigos diz respeito ao Esporte que em Presidente Prudente teve como símbolo há alguns anos, D.Amélia Barreto. Comentando diz o Historiador: A Capital da Alta Sorocabana viveu de 1945 a 2000, uma formidável paixão gloriosamente chamada "Corinthinha". Essa equipe de futebol se formou após a 2ª Guerra Mundial, no Salão do Colégio São Paulo, local de reuniões privilegiado da comunidade prudentina. E acrescenta o Prof.Benjamin Resende: "O Corinthians nasceu, e como Timão encheu de entusiasmo febril a mente e o coração de boa parte dos prudentinos. A construção do Estádio do Parque São Jorge mobilizou a cidade e todos colaboraram para formar um patrimônio para o público, visando criar um time de futebol que simbolizasse a cidade de Presidente Prudente. Dona Amélia Barreto foi co-fundadora e madrinha dessa grande demonstração de união prudentina. Ela foi a alma do extraordinário sucesso representado pelo Parque São Jorge, séde do Esporte Clube Corinthians de Presidente Prudente. Corintiana de corpo e alma, D.Amélia abriu sua vida para que o Parque São Jorge e o Futebol fossem o baluarte do esporte profissional nesta cidade do Oeste Paulista.

A NOTICIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  @altinocorreia 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário