Dr.Domingos Leonardo Cerávolo foi o 1º que veio diretamente de Minas Gerais - com toda sua família - para se fixar na cidade de Presidente Prudente !
Nascido em Mococa/SP no ano de 1899, filho de pai italiano e mãe Austríaca, o Dr. Domingos Leonardo Cerávolo veio para Presidente Prudente em 1927. Infância e parte da Adolescência ele passou em Muzambinho/MG, onde também se formou em Medicina e elegeu-se Vereador em 1928 e Prefeito de Pres.Prudente em 1930. Convidado p/Sr.José Alves Sobrinho, tornou-se o 1º "Cidadão Prudentino".
Depois dessa conversa, surge o sucessor do Dr. Cerávolo: Roberto Costa de Abreu Sodré, que elegeu-se Governador do Estado com suas atenções voltadas para a região de Pres.Prudente que o consagrou. E não poderia faltar D.Hélia, irmã caçula do Dr. Ceravolo. Mas ela só se consagrou na "Cidadania" muito tempo depois. Decorridos mais de 100 anos, aí está a "Matriarca" da família Coutinho-Cerávolo.
Ser "Cidadão Prudentino" é o sonho de muita gente que vive há anos em Presidente Prudente. Não existe um número aproximado de titulariedades, mas ao que se sabe são muitas ! Veja nestas fotos: a 1ª ao que parece é do atual Prefeito Ed Thomas - ao lado de muita gente - e a outra da Profª PhD Drª. Arlete Correia Meneguette (junto aos pais), ostentando a placa outorgada de "Cidadã Prudentina".
Ao lado do Brasão do Município (Labor omnia Vincit) mais uma premiação digna de louvores: Titulo de Cidadania Prudentina para o Maestro Luizão - que veio para Presidente Prudente pensando em cursar a Faculdade de Medicina - mas deu prioridade à música e criou a Escola Municipal de Artes. Da Câmara Municipal veio o reconhecimento pelo seu trabalho juntamente com a esposa: "Cidadania" .
Pela comemoração de seu Cinquentenário de Fundação, a UNOESTE foi contemplada com uma |
homenagem especial à sua Diretoria, professores universitários, funcionários, alunos e familiares foram contemplados, sendo também atribuído o título de "Cidadania" para seus principais dirigentes.
O Desembargador Spencer Almeida Ferreira - de tradicional família de Pres.Venceslau - neste ano foi um dos mais importantes homenageados através da Câmara Municipal de Presidente Prudente, que lhe conferiu o honroso título de "Cidadania", com as congratulações de todos os Diretores e Alunos.
Aqui, as homenagens têm sido constantes, sendo contemplados não só quem se fixou em Presidente Prudente, mas também os que vieram de outros municípios, a fim de prestigiar a iniciativa. Esta é uma das últimas homenageadas da 18ª Legislatura a Profª. Valneide Romano - conforme se vê - ao lado da Profª e Vereadora Joana D'Arc Patrício do Nascimento, autora da propositura.
E aqui, o Prof.Dr.José Carlos da Silva Carvalho Silva (Zeca), recebe cumprimentos de todos os participantes deste significativo evento da Câmara Municipal em sua homenagem como Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/Unesp.
Toda a Diretoria da FCT/Unesp esteve reunida em apoio e solidariedade ao Magnífico Reitor, Prof. Dr. Júlio Cézar Durigan - de saudosa memória - homenageado com o título de "Cidadão Prudentino" por Ato Oficial da Câmara Municipal.
Os Jornalistas sempre tiveram Atenção Especial dos Legisladores Municipais. Aí estou eu (Altino Correia), homenageado como "Cidadão Prudentino", entre colegas, familiares e alguns Vereadores da 18a. Legislatura. Só tenho palavras de agradecimento aos Srs. Vereadores, meus ex-colegas.
Muita gente da área governamental do Estado de São Paulo veio até Presidente Prudente a fim de participar de solenidade pública para outorga do título de Cidadania ao Desembargador Spencer Almeida Ferreira. (Dr.)
Junto à Mesa da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Vereadores, Funcionários da Entidade Pública e convidados que vieram especialmente para prestigiar mais um ato solene aqui realizado.
Uma despedida inesperada: Em razão da trágica Pandemia de Corona Vírus, o 1º e Único Senador
da região - eleito para o Senado Federal - Major Sérgio Olímpio Gomes, deixou sua terra natal, Presidente Venceslau e partiu para a eternidade. Neste Ato Solene, ele exaltou o trabalho desenvolvido em Presidente Prudente e agradeceu o apoio da Câmara Municipal em benefício de toda a região.
--------------------------------------------
Frequentemente, as pessoas de maior expressão política, econômica, social, de cultura ou educação são chamadas pela Câmara Municipal de Presidente Prudente para receber homenagens; que vão desde um ofício de congratulações, cartão de prata, até o Diploma de "Honra ao Mérito" e o título de Cidania. Antes da entrega, a figura do homenageado é exaltada publicamente, numa solenidade na sede do Legislativo ou em local previamente determinado. Segundo fomos informados o 1º "Cidadão Prudentino" foi o Dr. Domingos Leonardo Cerávolo -- que além de médico pioneiro - foi também Deputado Estadual, Prefeito e dirigente político desde o início do século passado. O título de Cidadania sempre foi considerado justo, sendo atribuído até hoje como uma honraria para quem presta serviços à comunidade de alguma forma. A Wikipedia - Enciclopédia Mundial - conta nossa história em detalhes: Presidente Prudente está a 979 km de Brasília e 558 kms da Capital do Estado, ocupando uma área de 552 km2. No momento, o Censo Demográfico está sendo realizado mais uma vez pelo IBGE. De acordo com a estimativa, desde 2021 ocupam nosso território 231.953 habitantes, sendo o 36º municpipio mais populoso do Estado. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, Prudente é a 27ª colocada no ranking das cidades mais promissoras para se construir uma carreira profissional.
Irmã mais nova do Dr. Cerávolo, a Bibliotecária Profª Hélia Coutinho Ceravolo é também "Cidadã Prudentina" desde Setembro deste ano. O título outorgado a ela pela Câmara Municipal de Presidente Prudente se justifica pela sua dedicaçao ao trabalho, agora com 103 anos de idade. Dona Hélia nasceu no meio rural, numa Fazenda situada lá nos confins de Minas Gerais, dividida com o Rio de Janeiro. Em 1918 veio para cá o irmão dela, o Dr. Cerávolo. Ela também veio (em 1929), com 11 anos de idade. Muito importante: o Pai dela, Sr.Albino Alves da Cruz - Cel.Albino - chegou com antecipação de 2 anos. Cidadania para outras personalidades: Dom Benedito Gonçalves dos Santos - 5º Bispo da Diocese - aqui foi detentor do 1º título de Cidadania, - atribuído a personalidades religiosas, dando também à sua comunidade a oportunidade de um encontro histórico na Catedral de São Sebastião. Os homenageados seguintes estão intimamente ligados ao Ensino Superior, através de nossas Faculdades - a FCT/Unesp, UNOESTE, Colégio Cristo Rei e outras instituições.
A Profª.Drª (PhD) Arlete Correia Meneguette, o Prof.Dr.José Carlos da Silva Carvalho Filho, o Prof. Elias Lima (Diretor), o Prof.Luiz Antonio Peres Filho (Maestro Luizão), e para completar: o Ex-Reitor da Unesp, Prof.Dr. Júlio César Durigan, de saudosa memória etc. Pela ordem, outros homenageados nos 105 Anos da história de Presidente Prudente. Incluída mais recentemente por iniciativa da Vereadora Joana D'Arc (Joana D'Arc Patrício do Nascimento). Destaque Especial: Entre os homenageados dos últimos anos, um jovem de atuação brilhante na Advocacia e Membro Atuante: Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Desembargador Dr.Spencer Almeida Ferreira - que merecidamente foi contemplado - com a outorga do título de "Cidadão Prudentino". Agora, o mais novo título de "Cidadania" está por vir e já tem data marcada para a entrega solene: 24 de Novembro de 2022 (4ª feira) e a homenageada também já está se preparando para o ato solene na Câmara Municipal - onde as emoções certamente já estão reservadas. Trata-se da Profª.Emérita Ruth Kunzli, uma das pioneiras do curso de Geografia e História, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente - SP.
A Lista dos homenageados com a outorga do título de Cidadania é extensa. Lá também me encontro entre os homenageados com o título de "Cidadão Prudentino". Nas fotos, amigos e colegas de Jornalismo: Homero Ferreira e Prof.Benjamn Resende. Também os Vereadores presentes e principalmente os que tiveram a gentileza de marcar presença neste ato dos mais significativos, a fim de nos prestigiar. Também, externamos nossos agradecimentos aos Amigos de Presidente Venceslau, Presidente Prudente e outras cidades qie aqui se fizeram representar neste ano de 2022. E por fim, gostaria de transmitir um agradecimento muito especial a todos vocês que prestigiaram e foram prestigiados em vida pelo nosso querido e saudoso amigo, ex-Deputado Estadual e Federal, o "Melhor Senador da República". No Ano 2020, o inesquecível Major Sérgio Olímpio Gomes (PSL) deu seu último suspiro e morreu aos 58 anos de idade, vítima da Covid-19.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: @altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário