Nascida em 1939 (dia 20 de Maio), D.Rosa Mitio Misse tornou-se muito jovem como Artista Plásstica, depois de ter frequentado o Colégio Cristo Rei em Presidente Prudente e cursar uma Faculdade em Marilia de Bacharel em Contabilidade.
Recentemente, ela nos concedeu uma importante entrevista (durante a realização do ShokonSai), em Alvares Machado. Dona Rosa nos contou que seu avô faleceu com pouco mais de 50 anos e lá se encontra sepultado há muitos anos. Seu pai, tb frequentou a 5a.Escola ainda garoto e atuou nesse ato..Este é um tumulo que chama a atenção dos visitantes, pois foi importado especialmente do Japão. Como se vê, um belo bloco de mármore que se desponta no Cemitério Típico Japonês - único no Hemisfério Sul e em homenagem ao saudoso avô de D.Rosa Misse, Sr. Heikiti Kohara, de Hokaido.
E aqui, começa a apresentação de algumas das 300 telas já pintadas pela Artista Plástica, Rosa Mitiko Misse que se especializou em pintura à óleo em tela no Ateliê de Mara Padetti em São Paulo.
Além da pintura, a Artista Plástica Rosa Misse casou-se com 19 anos de idade. Mas por uma infelicidade o marido faleceu aos 46 anos de idade. Em vida, o casal teve dois filhos.
Depois de cursar Artes Plástica Dona Rosa frequentou a Faculdade de Ciências Contábeis de Marília, através de um curso de graduação, sendo aprovada nessa profissão de Contadora/Auditora.
As telas pintadas no decorrer dos últimos 30 anos por Dona Rosa Misse podem ser vistas em várias cidades de São Paulo e outros Estados. Cada tela tem a sua história que só ela mesmo sabe contar.
Em cada ponto Estado de São Paulo - a começar por Presidente Prudente - podem ser vistas as centenas de telas produzidas por essa arrojada Artista Plástica, agora alcançando 84 anos de vida.Além de suas atividades profissionais - comprovadas por maravilhosos trabalhos de arte - D.Rosa teve também sua passagem pelo comércio de Presidente Prudente, prestando serviços à Casa Maia.
Quem viveu por anos a fio nas grandes cidades, também teve seu registro nas atividades rurais. De lá, ela trouxe uma experiência desassombrada, inclusive como dirigente de uma Chácara em Matinópolis.
Desse trabalho desenvolvido na vida campestre, surgiram motivações para a alaboração de trabalhos de Artes Plásticas, como este que figura dentre centenas de obras primas dessa ilustre Profissional. Além dos frutos recolhidos e documentados em telas inéditas como esta, também tornou-se possível documentar no meio rural o que existe de mais grandioso em termos de águas e vegetação animal.
E não poderiam faltar as flores para ornamentar esta simples, mas valiosa amostragem em algumas telas procuzidas no decorrer dos tempos pela Artista Rosa Misse, que continua na maior empolgação.Para finalizar: o que existe de mais belo em nossa natureza? São as flores ! Quando elas desabrocham, deixam um perfume sem precedentes. É a homenagem de nossa Artista Plástica a todos que a admiram pelo seu belo e inigualável trabalho. Uma homenagem à toda a comunidade. ----------------------------------------
Nos seus 84 anos de vida, Dona Rosa Mitiko Misse é admirada por todos que a conhecem pela sua simplicidade e simpatia, aliadas à sua alta capacidade profissional no ramo das Artes Plásticas, da Dança e lições de Tango, do Trabalho Pessoal ou em Grupo. Com 84 anos de vida, ela estudou no Colégio Cristo Rei em Presidente Prudente e aos 19 anos, casou-se e teve dois filhos. Por uma infelicidade, seu esposo faleceu aos 46 anos de idade. Aí, ela decidiu estudar. E ingressou numa Faculdade de Ciências Contábeis de Marília/SP, tornando-se Bacharel em Contabilidade. Com isso, ela passou a se dedicar ao trabalho de Contadora-Auditora, o que durou 40 anos. Em São Paulo, Dona Rosa trabalhou numa empresa multinacional. E voltou para sua terra natal: Presidente Prudente, onde se encontra (atuando) até hoje...
Antes de entrasmos no mérito da questão relativa ao "Shokonsai" é bom lembrar que D.Rosa Misse concedeu entrevista exclusiva à nossa cobertura durante as comemorações do Centenário em Alvares Machado no 2º Domingo de Julho - de acordo com a tradição - seu testemunho continua repercutindo até os dias atuais. Mas é inegável: as Artes Plásticas vem despertando grande interesse por parte de Dona Rosa, que não pára um dia sequer. Também, ela mantem em operações o ensino da dança do Tango, que muita gente adora ! A 1ª Exposição realizou-se no SEST/SENAT - onde tive a oportunidade de conduzir a cerimônia, através da Vernissage. Foi um evento maravilhoso que movimentou a cidade e região. Um sucesso de vendas - disse Dona Rosa Mitiko Misse. Vieram depois outras exposições: no Shopping Center de Pres.Prudente, no Centro Cultural Matarazzo, na APEA, Shopping Americanas e outras. Com a chegada de sua Aposentadoria, ela que prestava serviços há vários anos se desligou definitivamente da Casa Maia.
De acordo com o relato de Dona Rosa Misse, ela trabalhou numa empresa multinacional em São Paulo. onde desenvolveu suas atividades num curso de Pintura à Óleo em Tela, no Atelier de Mara Padete, considerada excelente profissional em Pintura Acadêmica. Lá ela manteve uma permanência de 15 anos,"pintando a noite duas vezes por semana". Depois reassumiu seus trabalhos em Presidente Prudente, onde produziu mais de 300 telas. Cada qual no seu estilo, evidenciando em todas elas um estilo diferenciado dos demais. Em destaque: Paisagem, Floral Abstrato e Natureza Morta. Dona Rosa em sua etapa final acentua: Mesmo depois de minha aposentadoria, entrei no rol do paisagismo. Ajudei a construir dezenas de jardins, nos Condomínios; promoví "vinte anos de dança do tango" apresentada no Aniversário da APEA várias vezes e continuo dançando. Até meu Professor Ricardo Gimenez (formado na Bolshoi), em Joinville também aderiu e eu - diz Dona Rosa Mitiko Misse - "faço o que posso e a saúde permite"...
A NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter/X : @altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário