sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Banco de Olhos "Maria Sesti Barbosa - da Santa Casa de Pres.Prudente - vem dando o mais amplo apoio aos necessitados !

              O Atendimento começou em 1995 e já alcançou 28 anos de atividades ininterruptas !

Presidente Prudente é uma das poucas cidades brasileiras que mantém um Banco de Olhos (junto à Santa Casa) para atender a população necessitada. Irineu Sesti Filho é o Presidente com amplo apoio da comunidade, Médicos, Enfermeiras e Estudantes de Medicina da UNOESTE. 

Aqui começa o trabalho realizado por Abnegados - desde 1995 - e o Banco de Olhos da Santa Casa  que foi criado em Presidente Prudente, tendo como Benemérita, a Sra.Maria Sesti Barbosa. Já se passaram 28 anos de atividades em prol de uma causa  que a todos impressiona. 
   Aqui, as figuras exponenciais desse patriótico trabalho em prol dos menos favorecidos pela sorte.     Em destaque o atual Presidente do Banco de Olhos, Sr.Irineu Sesti Filho, tendo ao lado o Dr.José Salas Molina  (Tesoureiro) Fátima Elizabete Rota (Assistente Social) e Professores da Faculdade de Medicina da UNOESTE.
No Atendimento Público, o Banco de Olhos da Santa Casa de Presidente Prudente conta com o apoio de toda a comunidade. Não faltando a colaboração dos Alunos do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - desde longa data.

Aqui, um aspecto do Atendimento de eventuais interessados através do Banco de Olhos da Santa Casa de Presidente Prudente, que é uma Entidde sem fins lucrativos. Recebe doações; prepara e distibui córneas para transplante, ensino e pesquisa, com apoio do Lions Clube Cinquentenário.  
 
   Aqui, outro aspecto do Atendimeto do Banco de Olhos "Maria Sesti Barbosa": A Associação nasceu com o principal objetivo de proporcionar a recuperação da visão através do transplante de Córneas. Depois se ampliou a atuação c/Assistência Clínica e Cirurgica na área de Oftalmologia.  

A Equipe de Assistência do Banco de Olhos "Maria Sesti Barbosa" da Santa
Casa de Presidente Prudente está sempre disponível para cumprir o seu dever
 perante a comunidade. A declaração é da Assistente Social, Fátima Rota. 

 "Saúde visual do Escolar" foi o novo Pojeto implantado em 2010 em Presidente Prudente, numa parceria entre o Banco de Olhos da Santa Casa, Lions Clube "Cinquentenário", Prefeitura Municipal e Faculdade de Medicina da UNOESTE. Objetivo: Detcctar problemas de visão com aplicação de testes

llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
Estudantes que apresentam algum problema, são convocados a comparecer ao Banco de Olhos para uma consulta com Oftalmologistas. Os que precisam de óculos, são encaminhados - depois dos testes - para o Lions Clube Cinquentenário. Mais de mil alunos foram atendidos (sem custos) nos últimos 6 anos).
    A Associação nasceu com o principal objetivo de proporcionar a recuperação da visão - através do transplante de córneas - fato esse que consolidou a denomnação "Banco de Olhos". Posteriormente, foi ampliado o atendimento de outras ncessidades: referência: Problemas oculares, Assistência Clínica e Cirúrgica. 

    Aqui, tudo ficou esclarecido: o Banco de Olhos "Maria Sesti Barbosa" da Santa Casa de Presidente Prudente, cumpriu sua missão  como "Entidade sem fins lucrativos". Mas recebe doações - desde o Ano de 2007 -  prepara e distribui Córneas para transplante, Ensino e Pesquisa. Tudo com o indispensável apoio do Lions Cinquentenário.                                                                                                                                                                                                                ----------------------------------------------------------

Presidente Prudente é uma das poucas cidades brasileiras dotada de um Banco de Olhos junto à Santa Casa (desde 1995), que vem prestando relevantes serviços à comunidade local e regional. Apesar das dificuldades encontradas nos primeiros anos, tudo se normalizou e prossegue o atendimento dos menos favorecidos pela sorte, completando agora 28 anos. O relatório de atendimento é dos mais extensos, tendo a indispensável atuação de Médicos e Especialistas em Saúde Pública. O Presidente do Banco de Olhos é o contabilista Irineu Sesti Filho e sua dedicação à causa da Assistência às pessoas necessitadas se deve em 1º lugar à Sra. Maria Sesti Barbosa, que deu nome ao Banco de Olhos da Santa Casa. Para cumprir essa missão pioneira foram necessários intensos trabalhos até alcançar o ano de 2007, o que passou a exigir uma maior soma de trabalho junto à comunidade, Tudo transcorreu normalmente e ao alcançar o ano de 2012, o assunto ganhou prioridades mediante encontro no Tenis Clube, o que colocou em evidência os relevantes serviços  de captação e transplante de córneas e rins. Foi um evento filantrópico que serviu de consientização sobre a importância desse novo lançamento.  

Inicialmente foram visitadas 26 Escolas e atendidos1.139 alunos, com 52 captações e 23 transplantes no ano de 2010. No ano seguinte os trabalhos se desenvolveram com maior intensidade com a doação de óculos pelo Lions Cinquentenário, registrando 2.911 exames de Acuidade Visual e outros 2.474 em 2011. Os números totalizaram 5.385 casos nos 2 anos seguintes, com cadastramento de 2.911 alunos, com 537 consultas nas Escolas Públicas. O Agendamento foi feito no Ambulatório da Santa Casa.  No transcorrer dos anos, tornou-se comum a publicação de um Relatório Mensal assinado pelo Jornalista Geraldo Soller, Foram inúmeras as mensagens divulgadas e o texto mantido por muitos anos dizia: Encaminho ao Sr.Irineu Sesti os dados dos Transplantes realizados por esta Santa Casa, que vem realizando com sucesso, Transplantes de Córneas e Rins. Transplantes realizados desde 1995. Com a Portaria 902/GM do Ministério da Saúde - de Agosto do ano 2.000 - todos os pacientes devem ser inscritos em uma Fila Única na Central de Transplantes de Notificação e Distribuição de Órgãos, da cidade de Ribeirão Preto. Para o Cadastramento, o paciente deve passar por um dos Médicos da Equipe de Transplantes desta Santa Casa, onde receberá a ficha de Inscrição e posteriormente procurará o Serviço Social da mesma para o cadastro na Central de Transplantes.

O Banco de Olhos "Maria Sesti Barbosa" da Santa Casa de Presidente Prudente vem realizando desde o Ano de 2007 (data de sua reinauguração), atendimentos com excelência prestados aos pacientes  da Oftalmologia, nos Transplantes de Córneas, Captação de Órgãos,Cirurgias de Cataratas e desde o Ano de 2010, com o Projeto da Acuidade. Cumprindo seus objetivos estatutários, o Banco de Olhos "Maria Sesti Barbosa" da Santa Casa de Presidente Prudente desenvolveu as seguintes atividades relacionadas nos quadrosa anexos no ano 2023: Doações de Córneas e Multiplos Órgãos: De Janeiro a Março - 4 captações de Tecido Ocular e 4 captações de Multiplos Órgãos. De Junho a Dezembro: 8 de Tecido Ocular  e Multiplos Órgãos: 05. De Junho a Maio - Transplantes de Córneas: 20. De Junho a Dezembro: 39 Transplantes de Córneas e 5 de Rins. De acordo com o Relatório Quantitativo do Banco de Olhos - De 2007 a 2023 - 150 Captações de Tecido Ocular, 19 de Multiplos Órgãos e 142 Transplantes de Córneas. No decorrer dos anos 2012 a 2023 foram registrados 573 Captações de Tecido Ocular Humano; 105 de Múltiplos Órgãos e 552 Transplantes de Córneas.

Consultas Oftalmológicas e Exames de Topografia prealizados em convênio com o Lions Clube Clube/Centenário e Lions Clube Presidente Prudente-Centro: 1.360 Captações de Tecido Ocular Humano.  Multiplos Órgãos: 19 e 23 Transplantes de Córneas  - De Janeiro a Julho - 139 - De Agosto a Novembro: 2.447 e 216 Exames de Topografia. Soma-se ainda: 573 Captações do Tecido Ocular - 105 de Multiplos Órgãos e 552 ref.Transplante de Córneas. Consultas realizadas em convênio c/Lions Clube: 1.460 - Exames de Topografia:139. De Agosto a Novembro: 2.447 Consultas Oftalmológicas e 216  Exames de  Topografia. Exames de Cataratas em 2023: 259. De Setembro a Dezembro/2023: 398.  Projeto de Acuidade Visual nas Escolas Estaduais da Rede de Ensino de Presidente Prudente: De 2010 a 2018: 20.829 - Total de Consultas; 3.528 - Óculos: 994 Exames de Topografia. Finalmente: De 2019 a 2023 = 28.487 Consultas pelo SUS. Atendimento pelos Médicos: Dr.Édson R.Fudo, Dr.Gabriel Couto Senra, Dr.Lenine Botigelli e Dr.Felipe Rosa Ozio. Óculos fornecidos gratuitamente.

A NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter/X -  @altinocorreia



Nenhum comentário:

Postar um comentário