Raymundo Farias de Oliveira partiu para a eternidade depois do cumprimento de um legado que durou quase 100 anos. Ele faleceu em São Paulo no dia 11 de Dezembro de 2023.
Na Biblioteca da FCT/UNESP havia muita expectativa pela realização da "Semana do Livro" tendo como convidado o Poeta e Escritor Raymundo Farias de Oliveira, que veio especialmente de S.Paulo.
Aqui, a apresentação do Convidado Especial: Raymundo Farias de Oliveira: Poeta, Escritor, Contabilista, Advogado, Músico, Professor e Presidente da APESP - Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo.
O ilustre convidado foi saudado inicialmente pelo Diretor, Prof. Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol. Posteriormente, também se pronunciou o Prof. Dr. Marcelo Messias. Ambos da Diretoria/FCT.
A Palestra com o Convidado Espeial Raymundo Farias de Oliveira, reuniu bom público que o acompanhou de ponta-a-ponta, detalhe por detalhe do 14º Livro de sua autoria.
No lançamento do novo livro (14º) com título: "Comicídio" os primeiros autógrafos do Autor, Raymundo Farias de Oliveira, na Biblioteca da FCT/Unesp em Presidente Prudente/SP.
Para quem gosta de música: Com o Solista" Raymundo Farias de Oliveira num "Show inesquecível". Tendo como intérprete a cantora e Diretora da Biblioca da FCT/Unesp, Raquel Vanalli.
Raymundo Farias de Oliveira veio até Presidente Prudente, especialmente para o lançamento de mais um dos seus livros editados em São Paulo. Foi o 14º equivalente `a penúltima Obra Literária do Autor. .
Em Presidnte Venceslau - numa outra fase - a presença de Raymundo Farias de Oliveira - foi uma festa inesquecível. Motivo de júbilo por parte de todos os Acadêmicos e da Diretoria da A.V. L. A Alegria de dois Acadêmicos da AVL, que partiram para a eternidade na certeza do dever cumprido: Prof.Dr.Raymundo Farias de Oliveira e Profª.Drª. Maria Ângela D!Incáo.
-------------------------------------------------------
Nascido em 23 de Agosto de 1926 na localidade de Missão Velha - interior do Ceará - Raymundo Farias de Oliveira viveu seus primeiros tempos de vida num povoado à sombra da Igreja Católica e de lá se transferiu com toda sua familia para o Distrito de Caiuá, no municipio paulista de Presidente Venceslau, região de Presidente Prudente/SP. No Grupo Escolar de Caiuá, "Raimundinho" começou seus estudos, transferindo-se posteriormente para Presidente Prudente, onde frequentou o Colegio São Paulo e o I.E. Fernando Costa. A meta seguinte foi o Tiro de Guerra de Presidente Prudente, que ele atuou como integrante durante sua juventude. Depois cumpriu outra missão: frequentar os cursos de Contabilidade e Direito pela Faculdade Toledo de Bauru/SP, cujo curso foi concluído no dia 06 de Agosto de 1963. Outro detalhe: Em Presidente Prudnete - na fase da ditadura de Getúlio Vargas - entre 1943 e 1944, ele foi ouvinte assíduo dos mais inflamados e calorosos discursos diante da PRI-5, com a presença do Jornalista Mário Moraes e outros grandes oradores.
No decorrer dos anos, Raymundo Farias de Oliveira trabalhava durante o dia e estudava à noite, dividindo sua atuação com a família que permaneceu morando inicialmente em Caiuá. Depois se transferiu para Marabá Paulista (Areia Dourada), Presidente Venceslau, Presidente Prudente e definitivamente em São Paulo (onde prestou concurso), assumindo o cargo de Procurador do Estado de SP. Também um fato sui-gêneris: passou a escrever sobre assuntos poéticos. Resultado: produziu nada menos que 15 Livros. Um dos quais com lançamento na Biblioteca da FCT/Unesp a convite de seus Diretores, incluindo a Bibliotecária Venceslauense, Raquel Vanalli. Os livros editados da produção de Raymundo Farias de Oliveira são os seguintes: 1) Sob o céu de Jerusalém; 2) Parlamentarismo; 3) - Plenitude Democrática; 4) O Comício; 5) O espelho do tempo; 6) Horário Nobre; 7) O vôo das borboletas.8) Prece ao Vento; 9) Poemas da Tarde; 10) Sob a garoa de São Paulo; 11) Poemas da madrugada; 12) Companheiros de viagem; 13) A República de Frei Caneca; 14) Comídio e 15) Valsa do Adeus.
Na Biblioteca da FCT/Unesp, Raymundo Farias de Oliveira participou da "Semana do Livro" onde teve a oportunidade de relatar suas obras poéticas até o 14º Livro Editado. Ele também se manifestou de todas as formas, relatando sua atuação no decorrer dos anos. E não faltou sua última apresentação como "Violonista", sendo o "convidado de honra" da Bibliotecária Raquel Vanalli, que brindou todos os presentes - incluindo os Diretores da Unesp - com um maravilhoso recital, conduzido pelo violonista "Raymundinho", Aqui, ele recordou diversas personalidades de seu tempo, dedicadas à cultura e à música. Entre as quais, Dona Neusa Macuco e Dona Silvia Concato Cerávolo. Posteriormente, como integrante da Academia Venceslauense de Letras/AVL foi recepcionado e homenageado em Presidente Venceslau, onde se fizeram presentes todos os integrantes da Academia, começando pelos Diretores e todos os membros acadêmicos. Foi uma homenagem inesquecível. Nessa oportunidade, ele relembrou velhos companheiros, citando com destaque o nome Poeta e Escritor Hélio Serejo, com 60 Livros Editados
A NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter - @altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário