quarta-feira, 20 de março de 2024

Câmara Municipal de Presidente Prudente prestou significativa homenagem à Pianista Maria Apparecida Memari Botosso !


 A Câmara Municipal de Presidente Prudente vem realizando com muita frequência atos significativos para homenagear os pioneiros ou personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade e região. O título de "Cidadã Prudentina" foi concedido e entregue solenemente à Pianista Maria Apparecida Memari Botosso, na noite  no dia 15 de Março de 2024.

 Para tributar homenagens à Panista Maria  Apparecida Memari Botosso, vieram inúmeras pessoas - parentes e amigos especialmente convidados - e aquí, tiveram a oportunidade de tributar homenagens.  No caso, parentes mais próximos como o Prof.Benjamin Resende e suas filhas muito queridas. 


  Pianista que viveu os melhores e mais destacados momentos de sua vida, relembra os bons tempos de sua vida profissional desde 1956, quando foi implantado em Presidente Prudente, o Conservatório Musical "Maestro Julião", por onde passaram milhares de alunos, de 4 a 80 anos de vida.
  

     O Vereador - Dr. Ênio Perrone - autor da propositura que atribuiu a outorga do título de "Cidadã  Prudentina" destinado à Pianista Maria Apparecida Memari Botosso, cuja entrega ocorreu no dia 15   de Março em sessão solene realizada na séde do Legislativo Prudentino. .

 Momento de atenção geral, com o pronunciamento da hmenageada, Maria Apparecida Memari Botossso na Câmara Municipal de Presidente Prudente. No discurso ela relata sua luta para a instalação do Conservatório Musical "Maestro Julião", uma conquista das mais preciosas para a cidade e região. 
 Nossa homenageada (Maria Apparecida Memari Botosso) é a mais nova "Cidadã Prudentina". O ato solene da Câmara Municipal de Pres.Prudente em sua homenagem teve a mais ampla repercussão. Com justa razão: Em 1956, ela e a irmã Hebe-fundaram o Conservatório Maestro Julião.  
O Prof.José Botosso - de saudosa memória - esteve sempre ao lado de sua querida companheira, Maria Apparecida Memari Botosso. Sua carreira profissional foi extraordinária, c/lembranças inesquecíveis na Catedral de S.Sebastião,Santuário de V.Marcondes,Capela da Unoeste e outros. 

Todos os participantes desse ato solene fizeram questão  de cumprimentar a homenageada pela Câmara Municipal de Pres.Prudente. O número de pessoas presentes a esse ato foi excelente.

Ao término das homenagens tributadas à Profª. Maria Apparecida Memari Botosso pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, todos os participantes - em sua maioria convidados - fizeram questão de se reunir para a fotografia histórica, prestigiada por todos os participantes.                                                              ---------------------------------------------------

Por iniciativa do Vereador Ênio Perrone, a Câmara Municipal de Presidente Prudente prestou significativa homenagem à Pianista Maria Apparecida Memari Botosso (com destacada atuação)  e depois Fundadora do Conservatório Musical "Maestro Julião", juntamente com a irmã, Hebe Memari Resende. Esses elevados postos de trabalho artistico e musical deram às duas irmãs, a condição de Pioneiras desde o ano de 1946, enquanto a vida da Professora Maria Aparecida foi compartilhada desde Janeiro de 1931 com o esposo, Sr. José Botosso, Artista Plástico e Pintor por excelência. A ele se deve as maravilhosas pinturas da Catedral de São Sebastião, o Santuário de N.Sra. Aparecida de Vila Marcondes, a Capela da UNOESTE (inaugurada pelo Cardeal Primáz do Brasil, Dom Lucas Moreira Neves) e outras igrejas da cidade e região. Da união matrimonial do Sr. Botosso e a Prof.Maria Aparecida nasceram as filhas: Rosa Amélia Botosso e Ana Maria Botosso. Pelo Conservatório "Maestro Julião" passaram milhares de alunos. Muitos deles seguindo caminhos em diferentes direções em termos profissionais. Na região, no País e no Exteror - ressaltou o Vereador Ênio Perrone.

Durante o ato solene, foi convidado a compor a mesa  - além da homneageada - o consagrador Historiador e Jornalista Prof.Benjamin Resende, a filha da homenageada Rosa juntamente com o marido Prof.Dr.Geraldo do Passo, a neta Janine, a filha Ana Botosso, a ex-Vereadora Profª. Alba Lucena, Dra. Lúcia Maria Ferri, a filha do Prof.Benjamin, Profª.Vanessa Resende e o ex-Vereador Laerte Silva, acompanhado da esposa, Profª.Doroti Luizari. A sessão solene foi conduzida pela Veeeadora Profª.Joana D'Arc. A solenidade contou também com a presença do Vereador Demerson da Saúde, Prof.Negativo, Mírian Brandão e William Leite. Também: representando o Vereador Mauro Neves, o Assessor Parlamentar José Zanutto. A Jornalista Helena Puerta assessorou a cerimônia, representando o Supervisor de Comunicações, Maycon Morano e Fotos de Marcos Mattos.   

A homenagem outorgada à consagrada pianista Maria Apparecida Memari Botosso - através da medalha do Mérito "Cel.José Soares Marcondes" é a prova do reconhecimento por serviços prestados à comunidade prudentina, como Professora de Música e Diretora Artística do  Conservatório "Maestro Julião" em Presidente Prudente. A homenageada nos seus 93 anos de vida agradeceu a todos os Vereadores, assim como familiares e amigos. São mais de 6 décadas de trabalho artistico que a consagrada dirigente do nosso tradicional Conservatório assumiu o comando geral de todas as deliberações. Ela que nasceu no dia 30 de Abril de 1931, estudou no Colégio Cristo  Rei, fez o curso ginasial no Colégio São Paulo e curso superior em São Paulo  (na Escola Superior de Música da Universidade de São Paulo (USP), formando-se Professora de Música e Virtuose do Piano, onde estudou com os maiores Mestres: João Batista Julião, Heitor Villa Lobos, Eleazar de Carvalho, Samuel Arcanjo Magdalena Tagliaferro e o incrível Professor Alemão, Kari Hein. Na Faculdade, estudou numa época que se exigia 8 horas diárias ao Piano. Em 1956, Maria Apparecida Memare Botosso e sua irmã Hebe fundaram o Conservatório Musical "Maestro Julião" em Presidente Prudente. São 64 anos dedicados à música, com alunos de 4 a 80 anos de idade.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: @Altino Correia