O "SHOKONSAI" É UM DOS MAIS IMPORTANTES EVENTOS REALIZADOS NO"BREJÃO"!
Para conhecer o novo esquema de trabalho a ser utilizado no Shokonsai este ano em Álvares Machado/SP, o Divulgador e Empresário Gilmar Gomes da Silva promoveu no dia 12 de Abril, importante encontro realizado no Anfiteatro da Câmara Municipal..
No Anfiteatro da Càmara Municipal, ocorreu a abertura da cerimônia especial tendo inúmeros convidados. O organizador do evento recebeu do Prof. Toshio Kometsu, uma inesquecível lembrança, como homenagens.
Gilmar Gomes da Silva abre a solenidade comemorativa, saudando e agradecendo a presença dos convidados na noite de 12 de Abril de 2024. Ao mesmo tempo já se fala no próximo evento no 2º Domingo de 14 de Julho.
Aqui está uma lembrança como homenagem do Prof. Toshio Kometsu em nome da Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, como forma de reconhecimento e agradecimnto pelos produção dos videos ref. ao Shokonsai (desde longa data), em todos os anos.
Esta tela tem especial significado para o Divulgador do Shokonsai, Gilmar Gomes da Silva. Trata-se de uma lembrança entregue como forma de agradecimento da Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana - representada pelos srs.Yoshinori Yassuda e Prof. Toshio Kometsu.
Importante apoio vem sendo recebido todos os anos pelos organizadores do Shokonsai. Entre os quais, Professores Benjamin Resende e Toshio kometsu. Além do Jornalista Rubens Shirassu Junior e outros, da cidade e região de Presidente Prudente.
Neste ano, após a projeção do novo Video - com amplos detalhes sobre o Shokonsai no 2º Domingo de Julho de 2023 - em comemoração aos 103 anos de existência - os participantes desse Encontro foram convidados a se reunir no palco do Anfiteatro para fotos comemorativas.
O produtor de imagens e empresário Gilmar Gomes da Silva, vem atuando nos eventos do "Shokonsai" há muitos anos. Neste documentário, ele aplicou todos os recursos necessários inclusive imagens de alguns entrevistados. A Artista Plástica Rosa Misse se destacou nos últimos eventos, sendo prestigiada pelo relato fiel da convivência de sua família. Entre os quais, o avô que morreu aos 50 anos de idade e teve seu corpo sepultado nesse Cemitério Típico Japonês. O túmulo recebeu do Japão, um bloco de mármore intacto."Nunca foi lapidado" - diz D.Rosa - finalizando...
A cidade de Álvares Machado - na região de Presidente Prudente - recebeu no último dia 12 de Abril, uma solenidade especial no Anfiteatro da Câmara Municipal, cujo objetivo foi homenagear os grandes baluartes da cultura, do trabalho e do bem-estar, cujos reflexos vem sendo mantidos há mais de um século. Agora, já foram decorridos 103 anos que repercutem não só entre a colônia japonesa, mas juntamente com toda a comunidade nipo-brasileira desta regiõ do Estado. O ato comemorativo representado pelo SHOKONSAI é festejado desde vários anos no único cemitério típico japonês do Brasil, onde foram sepultados 784 membros da comunidade nipo-brasileira. Entre os quais, um único brasileiro de nome Manuel da Silva. As comemorações que reúnem todos os anos os principais membros da colônia nipo-brasileira, são desenvolvidas num bairro rural do município: o Brejão, sempre no 2º Domingo do mês de Julho.
O Divulgador e Empresário Gilmar Gomes da Silva.que atua no ramo fotográfico, vem acompanhando todos os anos a realização do "Shokonsai" e já produziu diversos documentários sobre a comemoração significativa, em memória dos que tombaram no início da colonização desde 1918 até 1940. Nesse período, o Cemitério Típico foi acusado de se envolver "num cancro racial". Como consequência, acabou sendo fechado por determinação do então da época, Presidente Getúlio Vargas, embora tenha sepultado entre os japoneses, um brasileiro. Desde então - diz a história: nenhum sepultamento foi feito nesse Cemitério. Mas em novo local a Prefeitura mandou construir um Cemitério Municipal. Então, os sepultamentos beneficiaram a comunidade em geral e o então Sacerdote, Monsenhor Domingos Nakamura foi a personalidade beneficiada com o maior respeito. Pároco japonês mereceu o maior respeito de todos os moradores brasileiros e japoneses. Monsenhor Nakamura nasceu em Nagasaki/Japão em 1865. Veio para o Brasil em 1923 e faleceu em Álvares Machado no dia 14 de Março de 1940, aos 65 anos de idade. A favor desse Sacerdote Missionário católico foi enviado ao Vaticano por autoridades eclesiáticas de várias regiões brasileiras pedindo sua Beatificação.
Na noite de 12 de Abril deste ano no Anfiteatro da Câmara Municipal de Álvares Machado foi apresentado um Vídeo relatando os principais detalhes da realização do Shokonsai em Álvares Machado. Nesse encontro tornou-se possível conhecer detalhes do principal evento que há vários anos movimenta toda a região de Presidente Prudente, com essa realização no único Cemitério Típico Japonês do Brasil, localizado a 5 kms. da séde do município. Nesse encontro, houve excelente participação da comunidade nipo-brasileira, especialmente convidada. Todos os detalhes dessa história foi reunida num Video-Documentário que já mostrado não só no Consulado do Japão em São Paulo, mas tambem no Exterior. Especialmente no Japão. O Prof.Toshio Koketsu, na condição de representante da Associação Culural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana se fez presente à cerimônia em Álvares Machado, onde homenageou o autor do último documentário referente ao "SHOKONSAI 2023", mediante projeção numa instalada especialmente no local de exibição.
O próximo passo - segundo Gilmar Gomes da Silva - será o de convidar todos os jovens para participação no evento deste ano a ser realizado no dia 14 de Julho na área de abrangencia do SHOKONSAI. Em pauta vários projetos relacionados à Educação e Cultura, Meio Ambiente, Atividades rurais, Pesquisas, Assistência Médica, Esportes e outras atividades. Trata-se de um novo Documentário, evidenciando o Shokonsai, como uma das mais importantes iniciativas adotadas pelos nossos imigrantes há mais de um século.
A NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter @altinocorreia