quarta-feira, 22 de maio de 2024

Profª Esmeralda de Campos Vicentini é homenageada pela Câmara Municipal na Igreja Presbiteriana de Pres.Prudente !

Aos 86 anos de idade, ela continua firme e empolgada com  o Magistério ! 

A Profª Esmeralda iniciou suas atividades no Magistério Público aos 15 anos. Posteriormente, ingressou como Professora Alfabetizadora do Estado em 1957. Trabalhou na Escola "João Franco de Godoy"/ 
Navio (Pres,Prudente) e casou-se em 1963 com o Sr.Aristeu Carlos Vicentini, com quem teve 4 filhos.
     Para tributar justas homenagens à Professora Esmeralda, a Câmara Municipal decidiu centralizar suas homenagens no mesmo local, onde a Professora marcou sua passagem como Educadora, ou seja: na Igreja Presbiteriana Independente, sitada em Presidente Prudente à rua Siqueira Campos 815.
    Aqui se desenvolve a Sessão Especial - solene - da Câmara Municipal de Presidente Prudente, no dia 11 de Maio de 2024, especialmente para tributar homenagens à Profª.Esmeralda de Campos Vicentini.
     A Sessão Especial realizada na sede da Igreja Presbiteriana Independente/Central  de Presidente Prudente, reuniu um número expressivo de participantes, especialmente convidados para as homenagens à Professora Esmeralda de Campos Vicentini na noite de 11 de Maio de 2024.
   Autor dessa iniciativa foi o Vereador William Leite, representando a Câmara Municipal de Presidente  Prudente, numa solenidade que teve por principal objetivo homenagear a Profª Esmeralda. 
O Dr. Dalto de Almeida Campos, representando a família da Professora Esmeralda de Campos Vicentini se pronunciou, agradecendo a manifestação do Poder Legislativo de Presidente Prudente em homenageá-la, como forma de reconhecimento e agradecimento. 
    No ano de 2012 a ex-aluna e Profª (PhD) Arlete Correia Meneguette recebeu o título de "Cidadã Prudentina". E a Profª Esmeralda, do Grupo Escolar João Franco de Godoy (Navio), estava lá p/ homenageá-la. Agora, a ex-aluna e seus pais participam das homenagens tributadas à ex-Professora.  
   Nas mãos da Professora Esmeralda de Campos Vicentini, a placa simbolizando as homenagens do Poder Legislativo do município de Presidente Prudente: Foi uma excelente escolha para figurar entre as  personalidades mais expressivas na vida de uma cidade-centenária, fundada no ano de 1917. 
  A Professora Esmeralda de Campos Vicentini é mais uma personalidade histórica homenageada com um troféu que tem o nome de um pioneiro: "Medalha do Mérito Grande Colonizador José Soares Marcondes". Esta homenagem e o título são de autoria do Vereador Prudentino, William Leite.
Dentre os oradoes que se pronunciaram nesse ato solene, não poderia faltar o Pastor Paulo Damião, da Igreja Presbiteriana Independente/Central de Pres.Prudente que enalteceu a importância da homenagem.
   Os participantes desse ato solene acompanharam com o maior interesse as palavras de louvor de todos os oradores presentes, em regozijo pelas justas homenagens tributadas em louvor à atuação da Professora Esmeralda de Campos Vicentini, atualmente nos seus bem vividos 86 anos de vida. 
   E na finalização dessa justa homenagem, nada melhor do que recordar os bons tempos através da música executada pelo Grupo Musical "Leva Contigo", trazendo sempre a melhor lembrança... 
-----------------------------------------------------------------------
Em Presidente Prudente a Câmara Municipal - reunida solenemente no dia 11 de Maio na sede da Igreja Presbiteriana Independente/Central - com o único objetivo de homenagear a Professora Esmeralda de Campos Vicentini - que apesar de sua idade - continua exercendo suas funções de Mestre no Ensino Público. Ela conta atualmente com 86 anos de vida. Por ter nascido em Presidente Prudente tornou-se impossível atribuir à ela o título de "Cidadania", mas um outro título honorífico também considerado muito importante: Medalha do Mérito Grande Colonizador "José Soares Marcondes". O Autor da homenagem foi o Vereador William Leite. A Professora homenageada nasceu em Presidente Prudente no dia 16 de Dezembro de 1937. Quinta filha do casal Domingos de Campos e Dalila de Almeida Campos, viveu e cresceu junto com seus irmãos: Ruwyther, Ruth e Rui, Tereza, Rosa e Dauto.

Aos quinze anos de idade, Esmeralda já era Professora, ministrando ensinamentos na Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana Independente (Central de Presidente Prudente), da qual a Família Nogueira de Almeida foi fundadora. A Professora Esmeralda casou-se em 1963 com o Sr. Aristeu Carlos Vicentini, com quem teve 4 filhos: Aristeu Jr, Daniel, Raquel e Érica. Viuva - desde 1963 - teve que enfrentar novos desafios e exercer a liderança do Lar. Trabalhou como Professora no Grupo Escolar "João Franco de Godoy - mais conhecido por "Navio"  - onde ensinou: peças de Teatro,  Organização de Festas Juninas e datas comemorativas, inclusive peças de Teatro. Viveu intensamente a atividade docente e deixou marcas profundas. Aos 25 anos de Magistério, em 1982 a Profª Esmeralda se aposentou, mas nunca deixou a Sala de Aula: Na Igreja, nas Escolas - e finalizando - nas aulas de ensino religioso e na criação de uma Escola de Alfabetização de Adultos. Foi uma parceria de sucesso !

Recentemente veio a Pandemia de Covid-19 e o universo de giz e lousa foi muito abalado. Igreja, Escola e nada mais poderia funcionar da mesma maneira. Nos 80 e tantos anos da Profª.Esmeralda, a situação demandava inúmeros cuidados: Foi aí, que seu neto mais velho (Rubens), fez a proposta de criar espaço no YouTube, a fim de compartilhar seu conhecimento bíblico. E aí veio a transmissão do 1º documentário sobre a Bíblia, em 2020 com a Profª.Esmeralda destacando uma visão panorâmica da Biblia com a linha do tempo, a História de Israel e da Igreja. Hoje, aos 86 anos de idade a Profª Esmeralda continua firme e empolgada com o Magistério.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o X Twitter:  @altinocorreia 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário