sábado, 28 de março de 2015

De surpresa, a região de Presidente Prudente é visitada por três Generais do Exército !

Pela primeira vez na história de quase 100 anos de existência, a região de Presidente Prudente
 recebeu a visita simultânea de três Generais do Exército Brasileiro. Transporte p/Helicóptero.

   Eles vieram com a finalidade de inspecionar os TGs de 6 cidades da Noroeste, Alta Sorocabana e nova Alta Paulista: Andradina, Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Adamantina e Osvaldo Cruz.
FOTOS DE JOÃO LAÉRCIO SANTOS
 Gal.João Camilo Pires de Campos tem
sua origem nesta região do Estado de SP.
Na sede do Tiro de Guerra 02-063 de Presidente Prudente, os
 primeiros contatos do Comando Geral do Exército, com os
dirigentes do TG e demais autoridades civis e militares da
cidade e região, através de uma palestra.
---------------------------------------------------------------------------
Na "Cidade da Criança", foi implantada
a Praça do Exercito, uma homenagem da
população ao Glorioso Exército de Caxias. 
Uma grata lembrança: o avô do General.


Em Presidente Prudente recepção no Parque do Povo, com autoridades civis e militares presentes. O General João Camilo Pires de
Campos (Comandante Militar do Sudeste), veio acompanhado do General de Divisão, Cláudio Coscia Moura (Comandante da 2ª Região Militar), e do General de Brigada, Riyuso Ikeda (Chefe do Estado Maior do Sudeste).


O General  João Camilo Pires de Campos, tornou-se
amigo de Monsenhor José Antonio de Lima, Vigário
e Administrador da Catedral de São Sebastião.
Nesse contato com a terra que acolheu com todo o
carinho seus ancestrais, o General reconhece e é muito
grato a todos que teve a oportunidade de conhecer,
começando pelo Prefeito Municipal, Milton Carlos
de Mello - o Tupã - e um sem número de pessoas.
----------------------------------
No Cemitério de São João Batista, um momento de fé e
reflexão em oração pelos ancestrais, incluindo o avô, o pai
e os tios do General João Camilo, aqui sepultados. 
Familiares e amigos vieram para a saudação ao General Campos
------------------------------------------
 PALAVRAS DO GENERAL - SEGUNDO O REPÓRTER JOÃO LAÉRCIO SANTOS - FORAM DE EMOÇÃO !


 Na despedida ele disse:"Viví minha infância em Presidente Prudente, morando em companhia de meu avô,Jonas Pires de Campos (que hoje é nome de rua) e veio para cá em 1920 juntamente com os familiares. E não poderia deixar de visitá-lo em sua morada eterna no Cemitério de São João Batista, em minha terra natal".
.                                          ----------------------------------------------
 Quando menos se esperava, um gigantesco Helicóptero pousou em Presidente Venceslau e chamou a atenção de todos. Era uma das mais modernas aeronaves utilizadas pelo Exército Brasileiro em missões especiais. Mas desta vez, foi motivo de júbilo e até de emoção, pois eram transportados 3 dos 16 Generais que integram nossas Forças Armadas. Um deles - General João Camilo Pires de Campos - nada mais é do que um cidadão prudentino que fez carreira brilhante e atualmente é o Comandante Militar do Sudeste/ CMSE; que veio em companhia de outros 2 Generais de posições destacadas no Comando da 2ª Região Militar - General Claudio Coscia Moura - e Chefia do Estado Maior do CMSE/Brigada, General Riyuso Ikeda. Eles vieram com a missão de inspecionar os Tiros de Guerra sediados em Andradina (que esteve paralisado por aproximadamente dez anos); Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Adamantina e Osvaldo Cruz. O Repórter Fotográfico, João Laércio Santos acompanhou essa missão, registrando-a com todos os detalhes.E nos conta que o TG de Andradina foi reinaugurado em 25 de Março de 2015.

De Andradina, os Generais seguiram para Dracena às 5h40, sendo recepcionados pelo Subtenente Moura, Prefeito José Pedretti e o Presidente da Câmara Municipal. A eles foi entregue cópia do Decreto que os considera "Hóspedes ilustres" . Houve um desfile dos Atiradores da Turma 2015, com duas semanas de incorporação. Por volta das 8hs da manhã, os Generais chegaram a Presidente Venceslau - viajando de automóvel -  sendo recepcionados pelo Sargento Lázaro e pelo Delegado da Junta Militar, Ten.Maia. O Prefeito foi representado pelo Secretário do Desenvolvimento. Realizou-se um desfile, seguido de vistoria ao prédio do TG, às 10h30. Para o deslocamento dos três Generais rumo a Presidente Prudente, já estava no local um Helicóptero do Exército, que levantou voo imediatamente. No Aeroporto Estadual "Adhemar de Barros", estavam presentes para a a recepção aos Generais visitantes, o Prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), o Chefe do TG,Subtenente Dias, Subtenente Vilmar e Tenente Lucas, Chefe da Junta Militar de Presidente Prudente.

Seguindo para o Tiro de Guerra 02-063, onde fez completa explanação sobre sua trajetória no Exército, o General João Camilo Pires de Campos disse que viveu sua infância em Presidente Prudente (na Rua José Bonifácio) e acrescentou que seu avô, Jonas Pires de Campos veio na década de 20 (do século passado) para Presidente Prudente. E aí, se emocionou ao falar de seus familiares, decidindo seguir para esse antigo endereço e também na rua que recebeu o nome de seu avô. Em seguida, dirigiu-se ao Cemitério de São João Batista, a fim de visitar os túmulos onde repousam os restos mortais de seu avô, Jonas Pires de Campos e do tio, Ataliba Pires de Campos (ex-Vereador). Ainda em Presidente Prudente, os visitantes e comitiva foram homenageados com um Almoço e recepcionados na "Cidade da Criança", onde foi implantada uma Praça em homenagem ao Exército Brasileiro, onde inclusive já existe um Tanque de Guerra M41, doado pelas Forças Armadas. A comitiva comandada por três Generais, deixou Presidente Prudente, seguindo rumo às cidades de Osvaldo Cruz e Adamantina.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


domingo, 22 de março de 2015

Sucata transformada em esculturas: a nova exposição do Centro Cultural Matarazzo !

Escultor Davi Vieira expõe pela 2ª vez.
Os movimentos saltam aos olhos...
A originalidade se destaca como escultura
          EXPOSIÇÃO - EQUILÍBRIO E MOVIMENTO -
r
O tema "humano e animal" se mantém como foco principal nas
criações do escultor; e se destaca nas formas distorcidas.Todos os
trabalhos foram construídos mediante utilização de materiais 
sucateados e com características as mais diferentes. Vejam só a 
diversificação de peças que formam esse conjunto.  
----------------------------------------------
As figuras são construídas em tamanhos variados.


Davi Vieira Dias, nasceu em Mirandópolis/SP (46 anos), formado
em artes com pós-graduação pela Fundec/Dracena, iniciou seus 
trabalhos  em 2006 (óleo sobre tela,xilogravura e obras de
 escultura com material de sucata). Já produziu centenas de
peças, algumas em exposição no Centro Cultural Matarazzo.
 -----------------------------

O escultor já participou de 7 Salões de Arte em várias cidades do Estado de SP, com 8 Mapas Culturais e várias premiações. Em 2014, Davi Vieira Dias  ocupou posição de destaque no ranking dos 25 melhores da atualidade.
 
Sucata sem qualquer valor se
transforma em peça de arte.
---------------------------
Esculturas como esta já foram vendidas a
preços inacreditáveis:  Via de regra os
os preços variam muito. A partir de 350
Reais.
-----------------------------------------
ESTE É UM TRABALHO CRIATIVO.
Sucata jogada e sem  valor algum, passa
por uma completa transformação; e na
maioria das vezes, alcança uma grande
valorização.
---------------------------
CADA PEÇA TEM SUA ESTÓRIA. 




O Escultor Davi Vieira Dias - responsável pela produção desses trabalhos de arte com material de sucata - considera a "cabeça de cavalo" como o trabalho mais gratificante que já produziu até hoje, com valor orçado em R$1.700,00.
                                                 ------------------------
O Centro Cultural Matarazzo está sediando mais uma exposição com peças extremamente originais: sucatas recolhidas em Ferro Velho, ou doadas por empresários do ramo automobilístico que são transformadas em interessantes esculturas. Trata-se de uma especialidade do Artista Plástico e Escultor, Davi Vieira Dias que nasceu em Mirandópolis/SP e vive há muitos anos em Dracena/SP. Nesta 2ª mostra que ele realiza em Presidente Prudente estão sendo apresentados 18 trabalhos de esculturas que lembram o humano e o animal, especialmente insetos. Nessa curiosa exposição podem ser vistos objetos que passaram por uma completa transformação. Ele explica que começou sua carreira artística produzindo Óleo sobre Tela. Desde 2006 foram centenas de trabalhos, tendo participado de 7 Salões de Arte em várias cidades e 8 Mapas Culturais Paulista, com premiação em 2014 entre os Melhores do Ranking. Somam-se a isso os trabalhos de esculturas produzidos com a transformação da sucata, predominando a série de Insetos, Instrumentos de música e outros objetos transformados em obras de arte.

Como a Exposição - que vai até o dia 05 de Abril - recebeu a denominação de "Equilíbrio e Movimento II", David selecionou peças originais, com destaque para alguns instrumentos musicais (baixo); animais (cavalo) e insetos (Vespa, Mosquito, Louva-Deus, Formiga, Centopeia), peixes e outros trabalhos. Perguntado sobre a avaliação que poderia fazer sobre suas obras de arte, disse o escultor: "Gosto de todos elas, porém, a mais gratificante foi a cabeça de cavalo, devido ao efeito visual obtido com a transformação em peça de arte originária de um macaco de automóvel". E onde buscar essas preciosidades? Resposta: No Ferro Velho, onde se encontra todo tipo de sucata; que depois de lapidada se transforma completamente, conforme se pode comprovar no acervo em exposição, exclusivamente com peças de arte sob a forma de escultura. 

Realizada pela 2ª vez no Centro Cultural Matarazzo, esta é uma mostra que sensibiliza os visitantes. E como já era esperado, não faltam pessoas que oferecem objetos metálicos e outras peças -  como forma de apoio e doação - representados por rolamentos, catraca, escapamentos, platô, motores elétricos, ventiladores, peças e acessórios de motos, bicicletas e veículos automotores. Cada peça tem sua estória - diz o escultor Davi Vieira Dias - que acrescenta: Peça de sucata é uma coisa que normalmente se joga no lixo por ser considerada sem qualquer valor. Mas depois da transformação com limpeza total, solda, montagem, pintura e o melhor tratamento é criada uma nova imagem numa obra de arte, cujo valor é incalculável. Como exemplo: uma delas chegou a ser vendida ao preço de R$8.000,00. Via de regra custam de R$350,00 a R$400,00 e as de maior porte podem alcançar até R$1.700,00. É o caso da "cabeça de cavalo" da Exposição "Equilíbrio e Movimento II" - concluiu. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 

sábado, 14 de março de 2015

Novo Código de Processo Civil/CPC - prestes a ser sancionado - com inovações !

O PRIMEIRO ENCONTRO PARA PALESTRA E DEBATE SOBRE O NCPC EMPOLGOU TODOS OS PARTICIPANTES !
Alunos, ex-alunos e professores do curso de Direito também marcaram presença.
O novo Código de Processo Civil/CPC desperta o interesse de todos, inclusive da
comunidade, que compareceu ao Salão Nobre da Toledo-Centro Universitário.
CPC em debate na Toledo/Prudente.


Participação de ilustres convidados.

Dr. Silas Silva Santos - pronunciou brilhante palestra sobre o novo Código de
Processo Civil - já aprovado pelo Congresso Nacional - mas aguardando sanção
presidencial na próxima semana. É assunto que mobiliza as atenções do país.

OAB-SP/Regional de Presidente Prudente - através de seu Presidente Rodrigo Arteiro - também se fez presente, com o propósito de apoiar a iniciativa da Toledo/Centro Universitário e o ilustre Magistrado convidado.
Biblioteca Toledo:Código Civil + antigo.
Atualizados:269 títulos e 420 exemplares.
Quase 40 mil exemplares;20.974 (Direito)
NA TOLEDO/CENTRO UNIVERSITÁRIO, FOI CRIADO UM GRUPO DE ESTUDOS FORMADO POR PROFESSORES DA CASA E CONVIDADOS, PARA DEBATES SOBRE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

Dr.Silas Silva Santos abriu o debate sobre o novo Código, falando à uma seleta plateia interessada em conhecer detalhes do CPC (que substitui a Lei de Janº de 1973), já aprovado e pronto para ser submetido à sanção da Presidente Dilma Rousseff. Nova palestra prevista para Abril/2015, sob a coordenação do Advogado Daniel Colnago.                                    
                                                ----------------------------------------
A partir desta semana, começa a corrida visando a implantação do novo Código de Processo Civil, que embora aprovado em 2010, só foi posto em votação pelo Congresso Nacional cinco anos depois, isto é, no dia 17 de Dezembro de 2014. Para ser sancionado o prazo se estendeu até 16 de Março de 2015. E as inovações a vigorar em dias futuros, são inúmeras. Entre as quais está a análise dos processos ligados à família: divórcios, guarda dos filhos, casos de paternidade com tramitação especial para favorecer a solução consensual criada pelas próprias partes. Mas o assunto ganhou maior expressão através de uma palestra e debate, promovidos em Presidente Prudente pela Toledo/Centro Universitário, com a presença e atuação do Dr.Silas Silva Santos - em 2002 o melhor aluno do Brasil, Doutorando em Direito Processual pela USP e atualmente Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca. Os participantes desse evento - especialmente Acadêmicos de Direito - ficaram satisfeitos com a exposição feita pelo Magistrado sobre o novo CPC.

Ao finalizar sua exposição, Dr. Silas prognosticou que algumas inovações do novo Código de Processo Civil/CPC serão bem vindas; outras bem discutíveis. "Mas a tendência é que os Profissionais se ajustem a isso. E consigam extrair da nova legislação o rendimento necessário para que a gente preste um Serviço Judicial bom, com qualidade e eficiência à nossa população". E finalizando, em resposta à nossa pergunta: Qual a avaliação feita nesse encontro com estudantes e a comunidade? Resposta: Ótimo e muito proveitoso! Já o Coordenador do Encontro, Dr.Daniel Colnago acrescentou: A justificativa básica é que o CPC atual, de 1973 , encontra-se defasado e desconectado com o que se tem de mais moderno na ciência jurídica. Em quatro décadas, as circunstâncias mudaram muito, a sociedade também mudou, e isso reflete inclusive na maneira de se pensar o Processo Civil. 

O Advogado Colnago acrescentou que "definitivamente, o novo CPC não é uma simples revisão do CPC/73. Há muitas novidades, a exemplo da criação de uma audiência obrigatória de conciliação ou mediação antes da defesa do réu; maior detalhamento da fundamentação do Juiz, que deve analisar ponto por ponto os argumentos das partes; determinação de julgamento das causas por ordem cronológica; atribuição de maior força aos precedentes judiciais; criação de um incidente de resolução de demandas repetitivas, para que haja um único julgamento aplicado a todas as causas repetidas, criação de honorários recursais, onerando a parte que recorre sem sucesso; contagem de prazo apenas em dias úteis, dentre outras".

Fernando Henrique Aguiar de Souza  - cursando o 3º Termo/Direito da Toledo - avaliou a palestra do Dr.Silas, como boa e a classifica como muito interessante para todos os Acadêmicos presentes à palestra. Paulo Sérgio, estudante de Direito (7º Termo) teceu considerações sobre o Palestrante (Dr.Silas): "Ele é um expoente máximo; tanto que conquistou uma premiação do CNPq como o melhor Estudante de Direito do Brasil. E por todos os méritos ele tem o nosso respeito". Já o Dr. Daniel Colnago, conclui sua análise sobre o novo CPC em vias de ser sancionado em Brasilia: "Já que foi aprovado e sua sanção é praticamente certa (em poucos dias), devemos extrair a maior utilidade possível da nova lei. E isso, passa inclusive por uma mudança de mentalidade: pensar o novo com os olhos voltados para o passado".

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

segunda-feira, 9 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher: A mais idosa comemora 116 anos de vida em Presidente Prudente !


Dona Deolinda Soares Rodrigues, provavelmente a brasileira mais idosa.
Ela completou 116 anos em Junho/2014 e é destaque na mídia mundial.
1º Destaque na descoberta em 2006.


 POUCAS SÃO AS PESSOAS QUE CHEGAM AO CENTENÁRIO;DONA ALICE AMÉLIA CORREIA É UMA DELAS.
Desde seu nascimento em 27 de Dezembro de 1913, a Sra. Alice Amélia
Oliveira Correia, vem dedicando sua vida à família. Foram dez filhos,
dos quais, nove contraíram matrimônio e constituíram famílias. No total,
9 filhos, 24 netos, 36 bisnetos,  2 tetranetos e mais um , a caminho.
Com o filho Jornalista, Altino Correia.
Com a nora, Aparecida, a neta Arlete
(Primogênita)e a amiga Maria Antônia
   


 

   
 


                     

   
       
                                                                DUAS GRANDES COMEMORAÇÕES NA VIDA
                 DE DONA ALICE: O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO EM 2013.
                                                                       E MAIS RECENTEMENTE, OS 101 ANOS DE VIDA.                                                        
                                                     Carinhosa manifestação das netas.

Arlete Aparecida, Arlene Maria e Anete Cristina, as primeiras netas de Dona Alice Amélia Correia.
A ALEGRIA PELA REALIZAÇÃO DE SEUS SONHOS...
"Palmas para todos aqueles que se lembraram de mim. São 101
anos bem vividos, com a família e com os amigos de todos
os tempos. Mesmo nos momentos difíceis, como o ocorrido
recentemente quando sofrí uma queda acidental fraturando
o Fêmur. Mas graças à assistência que recebí em Venceslau,
 no HR e no convívio com pessoas amigas, minhas forças se
renovaram, mesmo com outra fratura do braço esquerdo. Que
Deus me dê forças e Saúde suficientes, para mais uma jornada".

----------------------------------------------------------------------------
DONA DIONÍSIA VEIO CUMPRIMENTÁ-LA.
-----------------------------------------------------------------------------
A paciente mais idosa da Clínica
Cardiológica "CARDIO-VIDA" por
intermédio do Cardiologista, Dr.
Antonio Cláudio Bongiovani

em Presidente Prudente/SP.

Coração com ótimo desempenho !


 No Dia Internacional da Mulher (08 de Março/2015), elas foram lembradas; e por todos os méritos fazem jus à todas as homenagens tributadas às abnegadas Mães, Avós e Bisavós, Sras: Alice Amélia Correia e Dionísia Conceição Biondo de Souza, respectivamente de Pres.Venceslau e Pres.Prudente.
                                               -----------------------------------------
O Calçadão da Maffei - no coração da cidade de Presidente Prudente  - é ponto de referência para os mais diferentes acontecimentos, dado ao vai e vem constante de pessoas de todas as origens. Com isso, tornou-se comum a elaboração de matérias jornalisticas abordando temas os mais diversificados. O episódio que envolveu a descoberta da mulher pretensamente mais idosa do país, ocorreu nessas circunstâncias em 2006. Com isso, a notícia ganhou projeção nacional através do Telejornalismo da época, repercutindo também na mídia regional. Mas foi através de matéria inserida no dia 06 de Outubro que o público local tomou conhecimento, graças a uma foto inédita no Jornal "O Imparcial" através da coluna Fotos e Fatos, produzida pelo Jornalista e Escritor Geraldo Soller, de saudosa memória. Para comprovar os anos de vida da Sra.Deolinda Soares Rodrigues, o Repórter exigiu comprovação. E ela prontamente apresentou seu RG, juntamente com a Certidão Nº 103.052, que registra seu nascimento em Diamantina/MG, no dia 24 de Junho de 1898. 

O consagrado Jornalista e Escritor Barbosa Lima Sobrinho tinha um sonho: viver três séculos. Mas no final os resultados lhes foram desfavoráveis faltando menos de três meses para alcançar seu objetivo. No caso específico de Dona Deolinda que nasceu no século 19, isto é 1898, os três séculos já estão consolidados e só falta superar proximamente outra anciã do Japão (Misao Okawa), que está a sua frente com 117 anos. É portanto a mulher mais idosa do mundo. A anciã brasileira, que nasceu em Minas Gerais é viúva desde 1977; tem 3 filhos, netos, bisnetos e tetranetos. Viveu alguns anos no Paraná e depois se transferiu para Presidente Prudente, onde é Aposentada e reside no Jardim Santa Mônica em companhia de uma neta. No ano passado, o telejornalismo da Record em São Paulo nos procurou para uma consulta de Pauta. E com base nas informações obtidas agendou uma produção em HD-DVD com a Repórter Lívia Mendonça. O documentário de 11'58'', envolveu Prudente nos principais detalhes, com exibição a nível nacional. A finalização dessa produção foi muito interessante, pois reuniu na Churrascaria Guaíba todos os descendentes de Dona Deolinda, num churrasco de confraternização, em 2014.  

Como foi criado o Dia Internacional da Mulher, aproveitamos para evidenciar também a figura respeitável de Dona Alice Amélia Correia - nossa progenitora - perfeitamente lúcida após completar 101 anos de vida na cidade de Presidente Venceslau, onde chegou com 9 filhos menores em 1938. O esposo, Sr.Miguel Pedro Correia (que é nome de rua), faleceu aos 77 anos. E hoje, além dos filhos, Dona Alice tem ao seu redor, 24 netos, 37 bisnetos, 2 tetranetos e mais um a caminho até Maio de 2015. Na festa comemorativa ao seu Centenário de Nascimento em 2013 e no ano seguinte, foi envolvida em nova celebração festiva, com  justas homenagens pelo seu 101º aniversário natalício  no dia 27  de Dezembro de 2014. Presença da família e cumprimentos dos amigos mais íntimos, não só de Presidente Venceslau, mas também de Presidente Prudente e outras cidades da região.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

                         Veja vídeo especial: http://www.youtube.com/watch?v=g2V9Top26Nk

terça-feira, 3 de março de 2015

Uma chaminé que resistiu às pressões imobiliárias, será preservada como símbolo da indústria em Pres.Prudente !

Ameaçada de demolição, foi salva ! 
Uma chaminé que surgiu em 1948. 
Era o símbolo da poderosa indústria.

A famosa Chaminé que relembra o desenvolvimento industrial de Pres.Prudente no final da década 40 e nos dias de hoje, no mesmo lugar. Porém, com uma diferença: foi pichada e declarada valor histórico cultural.

A Caixa d'água vista nos fundos, não existe mais. Não
fosse a intervenção do Ministério Público representado
pelo Dr. André Luis Felício, nenhum detalhe desta imagem
existiria mais. O que pediu o Ministério Público com o
apoio da comunidade foi a preservação deste símbolo,
representado pela chaminé da antiga SANBRA .E de um
modo geral, das indústrias que aqui se implantaram, como

 patrimônio histórico para figurar no desenvolvimento
da cidade de Presidente Prudente. Prestes a comemorar
seu Centenário de fundação, no ano de 2017.

 -------------------------------------------------------------------------
Com a indústria desativada por excassêz de matéria prima,
nos restou o espaço físico que ultimamente passou a ser
disputado pelo mercado imobiliário. E a Chaminé, por
pouco não foi demolida. A intervenção do MPE foi
providencial.

A Chaminé que já provocou divergências, foi objeto de
uma Ação Civil Pública que garantiu sua preservação
juntamente com 2 galpões. A Ação julgada procedente
pela Justiça, vai impor ao município a obrigação de
proceder ao tombamento dos mesmos, por possuírem valor histórico cultural para a cidade e região.

      O REPRESENTANTE DO MPE, UM EX-DIRETOR DA CICA E UM MÉDICO OPINAM !
Dr.Edmilson Gigante-Oftalmologista
Engº José Clovis Addas - Ex - CICA
Dr.André Luis Felício - MPE


      A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA CHEGOU ATÉ ESTE LOCAL PRIVILEGIADO PELA NATUREZA. MAS UMA AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, GARANTIU A PRESERVAÇÃO DA CHAMINÉ COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO.

No cruzamento da via férrea - ao lado da Vila Maristela e Toledo/Centro Universitário - está surgindo um grande Condomínio Residencial formado por dois Conjuntos financiados pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. São centenas de Apartamentos em fase de construção, com entrega prevista para o final deste ano. A Chaminé e dois antigos galpões da SANBRA foram poupados, e agora serão preservados.                                                             -----------------------------------
A região de Presidente Prudente viveu os ciclos econômicos mais importantes da história brasileira. Começou com a cultura cafeeira, mas com a derrocada na década de 30, optou por outras culturas, desde o Hortelã, a mamona, o milho, o algodão e o amendoim. Posteriormente, a cultura do Tomate, a Agropecuária e a cana-de-açúcar. Como resultado dessa alta produção, mobilizou-se o setor industrial para aproveitamento da matéria prima abundante aqui existente. Daí a implantação de inúmeras industrias. Dentre elas, a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro S/A; Anderson Clayton; Indústrias Reunidas F.Matarazzo; Lotus; Cia.Saad do Brasil e outras, incluindo a CICA, os Frigoríficos, Curtumes e Destilarias de Açúcar e Álcool. À margem da antiga Estação da EFS - ao lado direito da Vila Maristela - foi implantado o Complexo Industrial da SANBRA, que na época, chegou a gerar mais de 300 empregos. O destaque mais imponente da Indústria era a grande Chaminé, que existe até os dias atuais e representa um autêntico símbolo da era industrial - entre 1948 até os últimos anos da década 60 - nesta região do Estado. 

Com a indústria desativada, a área de ocupação passou a ser disputada por grupos interessados na especulação imobiliária. Daí surgiram e foram devidamente aprovados, dois projetos de construção de Apartamentos Residenciais financiados pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. As obras estão em ritmo acelerado, prevendo a entrega das primeiras unidades no final deste ano. A Chaminé, sob risco de demolição está a salvo, graças a uma Ação Pública, assinada pelos Promotores: André Luis Felício, Pedro Romão Neto, Gabriel L.de Paula Pires e Silvio Martins Barbatto, integrantes do Ministério Público Estadual, em nome da cidade e sua população. Muitas pessoas se manifestaram a respeito; entre as quais, o Oftalmologista Edmilson Gigante, que declarou: "A preservação histórica e cultural desses símbolos da Indústria, representados pela chaminé e dois galpões da extinta Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro é fator positivo, dos mais importantes, especialmente para o Centenário da cidade em 2017".


Na 2ª etapa da Industrialização na região de Presidente Prudente (a partir da década 60), tivemos aqui o Complexo Empresarial Alberto Bonfiglioli, da CICA. Um de seus Administradores foi o Engº José Clovis Addas, até hoje radicado na Vila Maristela em Presidente Prudente. Foi a personalidade que escolhemos para falar sobre a Ação Civil Pública/Patrimônio Cultural e.Antecipação da tutela - relativa à Chaminé e 2 galpões - de valor histórico e cultural. E ele disse:"É importante que as autoridades estejam trabalhando incessantemente para que haja preservação, independente do valor econômico. Quer queira ou não, nestas condições como sendo valor histórico, não há preço que pague. A chaminé e a casa de máquinas da SANBRA foram símbolos de um grande Complexo Industrial em Presidente Pudente e por consequência, devem ser preservados a qualquer custo".

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia