CPC em debate na Toledo/Prudente. |
Participação de ilustres convidados. |
Biblioteca Toledo:Código Civil + antigo. |
Atualizados:269 títulos e 420 exemplares. |
Quase 40 mil exemplares;20.974 (Direito) |
----------------------------------------
A partir desta semana, começa a corrida visando a implantação do novo Código de Processo Civil, que embora aprovado em 2010, só foi posto em votação pelo Congresso Nacional cinco anos depois, isto é, no dia 17 de Dezembro de 2014. Para ser sancionado o prazo se estendeu até 16 de Março de 2015. E as inovações a vigorar em dias futuros, são inúmeras. Entre as quais está a análise dos processos ligados à família: divórcios, guarda dos filhos, casos de paternidade com tramitação especial para favorecer a solução consensual criada pelas próprias partes. Mas o assunto ganhou maior expressão através de uma palestra e debate, promovidos em Presidente Prudente pela Toledo/Centro Universitário, com a presença e atuação do Dr.Silas Silva Santos - em 2002 o melhor aluno do Brasil, Doutorando em Direito Processual pela USP e atualmente Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca. Os participantes desse evento - especialmente Acadêmicos de Direito - ficaram satisfeitos com a exposição feita pelo Magistrado sobre o novo CPC.
Ao finalizar sua exposição, Dr. Silas prognosticou que algumas inovações do novo Código de Processo Civil/CPC serão bem vindas; outras bem discutíveis. "Mas a tendência é que os Profissionais se ajustem a isso. E consigam extrair da nova legislação o rendimento necessário para que a gente preste um Serviço Judicial bom, com qualidade e eficiência à nossa população". E finalizando, em resposta à nossa pergunta: Qual a avaliação feita nesse encontro com estudantes e a comunidade? Resposta: Ótimo e muito proveitoso! Já o Coordenador do Encontro, Dr.Daniel Colnago acrescentou: A justificativa básica é que o CPC atual, de 1973 , encontra-se defasado e desconectado com o que se tem de mais moderno na ciência jurídica. Em quatro décadas, as circunstâncias mudaram muito, a sociedade também mudou, e isso reflete inclusive na maneira de se pensar o Processo Civil.
O Advogado Colnago acrescentou que "definitivamente, o novo CPC não é uma simples revisão do CPC/73. Há muitas novidades, a exemplo da criação de uma audiência obrigatória de conciliação ou mediação antes da defesa do réu; maior detalhamento da fundamentação do Juiz, que deve analisar ponto por ponto os argumentos das partes; determinação de julgamento das causas por ordem cronológica; atribuição de maior força aos precedentes judiciais; criação de um incidente de resolução de demandas repetitivas, para que haja um único julgamento aplicado a todas as causas repetidas, criação de honorários recursais, onerando a parte que recorre sem sucesso; contagem de prazo apenas em dias úteis, dentre outras".
Fernando Henrique Aguiar de Souza - cursando o 3º Termo/Direito da Toledo - avaliou a palestra do Dr.Silas, como boa e a classifica como muito interessante para todos os Acadêmicos presentes à palestra. Paulo Sérgio, estudante de Direito (7º Termo) teceu considerações sobre o Palestrante (Dr.Silas): "Ele é um expoente máximo; tanto que conquistou uma premiação do CNPq como o melhor Estudante de Direito do Brasil. E por todos os méritos ele tem o nosso respeito". Já o Dr. Daniel Colnago, conclui sua análise sobre o novo CPC em vias de ser sancionado em Brasilia: "Já que foi aprovado e sua sanção é praticamente certa (em poucos dias), devemos extrair a maior utilidade possível da nova lei. E isso, passa inclusive por uma mudança de mentalidade: pensar o novo com os olhos voltados para o passado".
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário