domingo, 7 de agosto de 2016

Sob pretexto de proteção, a arborização das ruas de Presidente Prudente está sendo mutilada !

A CIDADE BEM ARBORIZADA ENFRENTA SÉRIOS PROBLEMAS.
As mais diferentes espécies  da flora brasileira foram introduzidas na
 região desde longa data. Ninguém imaginaria a dimensão que essa
arborização atingiria no decorrer dos anos. E agora é um novo desafio !
Arborização da cidade deveria ser
padronizada, mas não é. Existem
também os que destroem a natureza.
Wilson Portela-Secretário do Meio Ambiente
-----------------------------------------
AS CALÇADAS TAMBÉM FORAM
SERIAMENTE AFETADAS.
Este  é um deles. A foto comprova !
Roberto Almeida Floeter - Arquiteto (formado pela PUC de
Campinas-SP em 1982 e Mestrado em Engenharia Urbana
pela UFSCar) admite que está havendo um desafio que só
o Plano Diretor da cidade, resolveria de forma satisfatória.
-------------------------------------------------------
AS SIBIPIRUNAS GANHARAM ALTURA  E  AGORA
COMPROMETEM A REDE ELÉTRICA DA CIDADE.
 
Como resolver um problema dessa natureza ?
A árvore cresceu demais, tendo aproximada-
mente 30 m.de altura. Calçadas danificadas. 
  Arborização das ruas não exigiu nenhum planejamento.

Visando proteger a rede elétrica, a concessionária decidiu
realizar uma drástica poda de árvore por árvore em todo o
perímetro urbano de Presidente Prudente. Esse rigor está
provocando reações de protestos.  Mas pouco se pode
esperar; a não ser que as árvores de grande porte sejam  de
imediato erradicadas e substituídas por outras espécies.




A nova administração pública de Presidente Prudente - a partir do
Centenário da cidade/2017 - tem que estabelecer critérios na % de
massa arbórea p/compensar o calor produzido p/Planeta.(Floeter).
 Galhos espalhados pelos dois lados da Avenida chamam a atenção. 
Em plena Avenida Washington Luís, uma "Jaqueira" quase centenária foi "desgalhada" e mutilada.
Redes de Energia Elétrica (de alta e baixa tensão) e cabeamento geral de telecomunicações passam pelo local.
Com isso, passaram a exigir manutenção permanente, o que vem acontecendo há algum tempo..
   No Centro ou na periferia de Prudente, a situação é a mesma: o que fazer com a arborização?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em alguns pontos da cidade, cuidado e dedicação dos moradores se
fazem sentir em todos os aspectos. Principalmente na questão ambiental.
A falta de arborização transforma ambientes urbanos em Ilhas de calor. 
Insegurança: Como fazer a
manutenção desses setores ? 


     Este deveria ser o exemplo a ser seguido por todas as pessoas de bem. Cuidar daquilo que a natureza nos  concede de bom em todos os momentos. Especialmente no que diz respeito à família e suas condições de vida. "Quem ama preserva. Preservar o meio ambiente é preservar a vida"!
                                                             ------------------------------.
  Presidente Prudente é considerada a maior cidade do extremo oeste paulista. Sua comunidade vai além de 222.192 habitantes - que somados à população flutuante - ultrapassa 270 mil pessoas. Os atuais habitantes estão estranhando o aspecto da arborização que cobre todo o perímetro urbano, porque além de estar sendo "mutilada" se verifica o descaso de alguns moradores que desconhecem as normas estabelecidas na preservação do meio ambiente. Como consequência, tornou-se constante a erradicação de árvores sadias em plena via pública, atribuídas por uma questão de visualização como prejudicial às fachadas de Lojas ou Residências. Por outro lado, a concessionária de Energia Elétrica - a titulo de proteção para suas redes - adotou um critério dos mais rigorosos, que na maioria das vezes acaba por mutilar árvore por árvore. Nesse aspecto, tomamos a liberdade de ouvir o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Wilson Portela Rodrigues e o Arquiteto Roberto de Almeida Floeter, também especialista em Engenharia Urbana (PUC/Campinas e UFSCar), respectivamente.

Um dos objetivos mais importantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SAMA - segundo o Secretário Wilson Portela Rodrigues foi o plantio de 200 mil mudas de árvores, estabelecido como meta da atual administração até o final de mandato. Soma-se a isso, a participação de empresas e instituições públicas e privadas, através de parcerias. Também, a participação de Ongs envolvidas num plano global de plantar nos fundos de vales, córregos e áreas verdes. Desta forma, está sendo desenvolvido um projeto que visa o plantio do maior número possível de mudas, a fim de compor a arborização da cidade. Com isso, a população passaria a contar em dias futuros, com 400 mil árvores (ou mais), visando principalmente melhorar as condições climáticas, combatendo a poluição e aumentando a conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho promovido pela Secretaria do Meio Ambiente de Presidente Prudente, está envolvido o Horto Municipal, que produz as mudas necessárias ao plantio.

Existem inúmeras recomendações na plantação de árvores que vão compor a arborização da cidade: O plantio deve ser orientado por especialistas. A falta de arborização transforma ambientes urbanos em grandes ilhas de calor. Presidente Prudente é uma dessas cidades envolvidas como "Ilha de calor". Segundo os entendidos não se recomenda a arborização de ruas estreitas e calçadas de 3 metros. O limite de altura das redes de energia elétrica, de baixa tensão é de 7 m e 20 centímetros; e de alta tensão 8 m e 20 centímetros. A arborização deve ser feita do lado oposto à fiação. No lado da fiação, árvores de pequeno porte, distantes de 3 a 4 m dos postes de iluminação. A poda das árvores - segundo se recomenda - deve ser feita no final do inverno e início da Primavera.

O Arquiteto e Urbanista Roberto de Almeida Floeter é de opinião que existe realmente um desafio; e Presidente Prudente precisa lutar para atingir o índice proposto pela ONU no que diz respeito ao "Verde por habitante", como temos na "Cidade da Criança". O novo Prefeito a ser eleito, terá por obrigação estar sintonizado com o novo esquema de trabalho e acompanhar o desenvolvimento sustentável, disponibilizado a todos os interessados. O mais importante - diz Floeter  - é que o prefeito eleito de Presidente Prudente tenha um Plano de proteção das nascentes e córregos urbanos; que estabeleça critérios de m3 na porcentagem de massa arbórea para compensar o calor a ser produzido por nosso Planeta. Cita também os loteamentos - que são muitos - e todos têm que reservar (obrigatoriamente), uma área para o Lazer com cobertura arbórea - concluiu.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Um comentário:

  1. Caro Altino Correia, mais uma vez fazendo o seu trabalho de repórter e mostrando alguns dos problemas de nosso querida Pres.Prudete, como é o des-caso com a ARBORIZAÇÃO URBANA. Sabemos e conhecemos os esforços que são feitos para se plantar árvores na cidade, mas ainda não temos o fundamental, que seria o Plano Municipal de Arborização Urbana, onde árvores seriam plantadas não só em aréas de fundos de vale, mas também nas principais avenidas e ruas da cidade, em uma ação conjunta das secretarias do meio ambiente, planejamento e de assuntos jurídicos. Um grande abraço, a semente foi lançada.....

    ResponderExcluir